
Geografia E Arte se relaciona com a trajetória dos seus autores(as) e suas múltiplas aproximações com as manifestações artísticas. Após a leitura dos capítulos, espero que vocês leitores(as) percebam a potência da arte em evidenciar as forças internas e sensíveis presentes na geografia.
A arte nas cidades, sobretudo em seus espaços públicos, proporciona muitas experiências de encontros entre pessoas e entre as distintas formas de arte. E Geografia E Arte operacionaliza muitas das possibilidades desses encontros.
Como cidadãos (ãs) temos o direito de usufruir da arte nas cidades, e esse direito somente pode ser completamente efetivado nos espaços públicos e na convivência por ele suscitada. A música, a dança, as artes de rua, entre outras manifestações artísticas, guardam o potencial de harmonizar a vida coletiva e torná-la mais jubilosa.
Compartilhamos em nosso cotidiano público coletivo, por vezes e sem nos darmos conta, performances, coreografias, declamações poéticas, espetáculos musicais, espetáculos de mágica, espetáculos humorísticos e outras expressões artísticas.
Esse fato não desconsidera o esvaziamento ocorrido nos espaços públicos em decorrência da privatização dos encontros pessoais, das festas, dos saraus, das rodas de samba, das rodas de choro, dos bailes públicos nas praças, das instalações artísticas, manifestações que por vezes se transferiram para as casas.
E sem dúvida, a pandemia e o isolamento por ela provocado nos anos de 2020 e 2021 exacerbaram esse esvaziamento, iniciado com as narrativas sistemáticas sobre a insegurança nos espaços públicos. Mas, por outro lado, a arte nas cidades nos convida à interação, à confluência e à comunhão nas ruas e praças públicas. A arte pode nos auxiliar a pensar, a planejar outras realidades e a colocar em movimento o constante exercício das experimentações.
Geografia E Arte comprova que a arte atualmente produzida em contextos espaciais distintos pode complementar o conhecimento geográfico e revelar saberes espaciais; sobretudo nos ambientes urbanos. E ainda, que a arte é fundamental para a criação de outras realidades pelas inspirações criativas que dela brotam, permitindo que a geografia se reorganize teórico-metodologicamente em sua relação próxima com e no mundo.
