Ao transformar em livro alguns dos resultados da Tese de Doutorado chamada Ecologia De Saberes E Práticas Na Produção De Saúde No Assentamento Da Antiga Fazenda Annoni, No Município De Pontão/RS, defendida em Sessão Pública no dia 18 de dezembro de 2018, pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural, da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, e sob a orientação do Prof. Dr. Clayton Hillig, fiz a opção de, além de modificar o título, realizar outros pequenos ajustes nos capítulos, na perspectiva de enriquecer a leitura.
A referida Tese teve como objetivo principal analisar a experiência de luta pela saúde desenvolvida no Assentamento da antiga Fazenda Annoni, localizado no município de Pontão/RS, visando identificar como foram sendo construídas as relações entre os saberes e práticas, científicas e populares, na produção das ações em saúde no Assentamento. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa, no período de março de 2017 a junho de 2018.
Os procedimentos metodológicos adotados compreenderam a realização de uma pesquisa exploratória, bibliográfica, documental e de campo, desenvolvidos de maneira inter-relacionada e não isoladas, considerando as especificidades de cada uma, no sentido de propiciar um conjunto de elementos essenciais que contribuíram para a análise e interpretação da realidade estudada.
A coleta de dados durante a pesquisa de campo deu-se por meio da entrevista não-estruturada; observação simples ou assistemática e diário de campo. Aliado a períodos de outras vivências no Assentamento, na perspectiva de conhecer e interagir com a dinâmica de vida do Assentamento. Foram entrevistados 44 sujeitos, sendo 19 representantes do Assentamento, 16 Agentes de Práticas Populares em Saúde e 09 Trabalhadores da área da saúde, seguindo os preceitos éticos que envolvem a pesquisa com seres humanos.