Didática

Alda Junqueira Marin & Selma Garrido Pimenta (Orgs.) - Didática: Teoria E Pesquisa

Trazendo dados das realidades múltiplas do país este livro contribui para a continuidade do debate e da esperança da revisão dessas mesmas realidades quando criticadas

, sobretudo em tempos de necessidades urgentes da formação de docentes e de tantas crianças e jovens que precisam se beneficiar da educação, seja ela escolarizada ou em outros ambientes que também fazem uso de fundamentos que a área da Didática fornece.

Sabe-se que as formas de concretização do processo de ensino variam no tempo e no espaço; criam-se e recriam-se produzindo modelos e estruturas que caracterizam cada momento histórico.

Ao focalizar o ensino como seu objeto de estudo, necessariamente coloca em foco a práxis docente, pois os professores têm na atividade de ensinar a principal característica de seu trabalho.

E será no âmbito da formação desses profissionais que a Didática expressa seu compromisso disciplinar político e social de contribuir para a melhoria das condições de uma educação humana emancipatória.

O ensino é uma prática social complexa. Realizado por seres humanos entre seres humanos é transformado pela ação e relação entre os sujeitos (professores e estudantes) situados em contextos diversos: institucionais, culturais, espaciais, temporais, sociais.

Por sua vez, dialeticamente, o ensino transforma os sujeitos envolvidos nesse processo. Considerá-lo como uma prática educacional em situações historicamente situadas significa investigá-lo nos contextos sociais nos quais se efetiva – nas aulas e demais situações de ensino das diferentes áreas do conhecimento, nas escolas de educação básica e superior dos sistemas de ensino, nas culturas, nas sociedades – estabelecendo-se os nexos entre tais contextos.

Enquanto práxis social viva, o ensino não é simplesmente orientado pela didática e demais disciplinas que o estudam, o que lhes daria um caráter meramente prescritivo; mas ela participa da trama das ações políticas, administrativas, econômicas e culturais contextualizadas, que incidem na práxis do ensino.

O ensino como prática social vai tomando formas, transformando seus contextos e sendo transformado por eles; assim, ao continuar buscando a compreensão deste objeto em suas múltiplas formas e configurações, e fiel a sua perspectiva epistemológica, a didática vai tomando feições cada vez mais perfiladas a este processo de contínua transformação. Neste diálogo há compassos e descompassos; há ritmos afiados e ruídos dissonantes; há acertos e desacertos.

 

 

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Sabe-se que as formas de concretização do processo de ensino variam no tempo e no espaço; criam-se e recriam-se produzindo modelos e estruturas que caracterizam cada momento histórico.

Ao focalizar o ensino como seu objeto de estudo, necessariamente coloca em foco a práxis docente, pois os professores têm na atividade de ensinar a principal característica de seu trabalho.

E será no âmbito da formação desses profissionais que a Didática expressa seu compromisso disciplinar político e social de contribuir para a melhoria das condições de uma educação humana emancipatória.

O ensino é uma prática social complexa. Realizado por seres humanos entre seres humanos é transformado pela ação e relação entre os sujeitos (professores e estudantes) situados em contextos diversos: institucionais, culturais, espaciais, temporais, sociais.

Por sua vez, dialeticamente, o ensino transforma os sujeitos envolvidos nesse processo. Considerá-lo como uma prática educacional em situações historicamente situadas significa investigá-lo nos contextos sociais nos quais se efetiva – nas aulas e demais situações de ensino das diferentes áreas do conhecimento, nas escolas de educação básica e superior dos sistemas de ensino, nas culturas, nas sociedades – estabelecendo-se os nexos entre tais contextos.

Enquanto práxis social viva, o ensino não é simplesmente orientado pela didática e demais disciplinas que o estudam, o que lhes daria um caráter meramente prescritivo; mas ela participa da trama das ações políticas, administrativas, econômicas e culturais contextualizadas, que incidem na práxis do ensino.

O ensino como prática social vai tomando formas, transformando seus contextos e sendo transformado por eles; assim, ao continuar buscando a compreensão deste objeto em suas múltiplas formas e configurações, e fiel a sua perspectiva epistemológica, a didática vai tomando feições cada vez mais perfiladas a este processo de contínua transformação. Neste diálogo há compassos e descompassos; há ritmos afiados e ruídos dissonantes; há acertos e desacertos.

 

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