
Práticas E Saberes Docentes
- Ciências Sociais, Educação, História, Pedagogia
- 35 Visualizações
- Nenhum Comentário

Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Alda Junqueira Marin & Luciana Maria Giovanni (Orgs.) - Práticas E Saberes Docentes: Os Anos Iniciais Em Foco
Esta coletânea resulta da produção de algumas pesquisas de docentes e alunos da pós-graduação no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade e parceiros de intercâmbio interno no país e em Portugal e Espanha.
Em setembro de 2015 realizamos um evento que nos permitiu agregar esses esforços com o objetivo de discutir a formação e a atuação docente nos anos iniciais da escolarização a partir da apresentação de recentes pesquisas desenvolvidas no Brasil, Espanha e Portugal e do debate entre pesquisadores de diferentes instituições e profissionais que atuam na referida etapa da escolarização.
Justificou-se o evento, e agora a publicação dos estudos, pela oportunidade de evidenciar aspectos centrais do campo educacional – no caso a formação e a atuação docente – atualmente ofuscados em função da priorização do cumprimento de metas e do alcance de índices estatísticos.
Os estudos resultam da implementação da linha de pesquisa “Instituição escolar: organização, práticas pedagógicas e formação de educadores”, bem como do grupo de pesquisa a ela vinculada denominado “Docência em suas múltiplas dimensões”.
O Seminário teve como título Práticas E Saberes Docentes: Os Anos Iniciais Em Foco, dividindo-se em duas partes devidamente explicitadas quanto aos focos dos trabalhos, além de uma conferência inicial com convidada externa.
A Conferência de Abertura proferida pela Profa. Dra. Maria das Mercês Ferreira Sampaio, segundo a súmula feita pela própria autora discute “Práticas, Saberes e Conhecimento – Escola e Currículo”, considerando que, na atuação da escola, essas dimensões se articulam no tecido do currículo.
Os demais estudos foram organizados em duas partes. Na primeira parte o tema focaliza “Pesquisas sobre escolarização inicial: o pesquisador na escola”. Ainda sobre essa temática geral estão estudos realizados por ex-alunos em colaboração com seus orientadores, todos versando sobre o curso de Pedagogia.
O segundo foco dos estudos teve como tema “Escola e alfabetização: seus desafios”. Além desses estudos, os ex-alunos também relataram suas pesquisas de mestrado e doutorado.
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.