Educação Nas Trilhas Da Igualdade Étnico-Racial

Educação Nas Trilhas Da Igualdade Étnico-Racial dialoga especialmente com os educadores, apresentando reflexões acerca da lei 10.639/03.

A presente obra congrega artigos que resultam das produções monográficas dos discentes da primeira e segunda turmas da Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira, promovidas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Estadual da Paraíba (Neab-í/UEPB).

O Curso de Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira do Neab-í/UEPB objetiva contribuir para a formação crítica de profissionais, oriundos das diversas áreas de conhecimentos, para atuação especialmente na educação básica, de modo a enfrentar por meio de ações transformadoras as múltiplas faces sob as quais o racismo se apresenta em nossa sociedade.

Nesse sentido, esta produção dialoga especialmente com os educadores, apresentando reflexões acerca da lei 10.639/03, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, concernente à obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” nos estabelecimentos de ensino.

Todavia, os diálogos travados nesta obra, por sua variedade temática, transcende os espaços da educação formal e lança olhares para outros ambientes sociais. Tendo em vista que para além das reflexões que debatem a lei 10.639/03, no que se refere à sua historicidade e aplicabilidade no cotidiano escolar, são discutidos temas voltados para múltiplos espaços nos quais as questões étnico-raciais são vivenciadas pelos afrodescendentes. Desta forma, os artigos de Educação Nas Trilhas Da Igualdade Étnico-Racial percorrem também por temas referentes à religiosidade, discurso médico, mercado de trabalho, literatura, mídia, música, entre outros.

Estes temas diversos, contudo, convergem para um ponto em comum, no qual se expressa a necessidade de se prover esforços para a formação de cidadãos críticos, frente à dinâmica social que reverbera o racismo nos mais variados espaços da vida privada e pública, imprimindo as marcas de uma profunda desigualdade social que, entre outros condicionantes, traz as marcas da cor e da História que o povo negro carrega no Brasil.

Educação Nas Trilhas Da Igualdade Étnico-Racial, portanto, objetiva ser mais um aporte a partir do qual podemos olhar para nossa sociedade e ler suas mensagens, que apontam para a necessidade de se realizar reflexões e ações que nos permitam compreender e responder à urgência em enfrentá-la de forma transformadora a partir dos lugares que ocupamos no espaço da academia, em resposta à responsabilidade social que nos deve ser inerente.

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O Curso de Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira do Neab-í/UEPB objetiva contribuir para a formação crítica de profissionais, oriundos das diversas áreas de conhecimentos, para atuação especialmente na educação básica, de modo a enfrentar por meio de ações transformadoras as múltiplas faces sob as quais o racismo se apresenta em nossa sociedade.

Nesse sentido, esta produção dialoga especialmente com os educadores, apresentando reflexões acerca da lei 10.639/03, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, concernente à obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” nos estabelecimentos de ensino.

Todavia, os diálogos travados nesta obra, por sua variedade temática, transcende os espaços da educação formal e lança olhares para outros ambientes sociais. Tendo em vista que para além das reflexões que debatem a lei 10.639/03, no que se refere à sua historicidade e aplicabilidade no cotidiano escolar, são discutidos temas voltados para múltiplos espaços nos quais as questões étnico-raciais são vivenciadas pelos afrodescendentes. Desta forma, os artigos de Educação Nas Trilhas Da Igualdade Étnico-Racial percorrem também por temas referentes à religiosidade, discurso médico, mercado de trabalho, literatura, mídia, música, entre outros.

Estes temas diversos, contudo, convergem para um ponto em comum, no qual se expressa a necessidade de se prover esforços para a formação de cidadãos críticos, frente à dinâmica social que reverbera o racismo nos mais variados espaços da vida privada e pública, imprimindo as marcas de uma profunda desigualdade social que, entre outros condicionantes, traz as marcas da cor e da História que o povo negro carrega no Brasil.

Educação Nas Trilhas Da Igualdade Étnico-Racial, portanto, objetiva ser mais um aporte a partir do qual podemos olhar para nossa sociedade e ler suas mensagens, que apontam para a necessidade de se realizar reflexões e ações que nos permitam compreender e responder à urgência em enfrentá-la de forma transformadora a partir dos lugares que ocupamos no espaço da academia, em resposta à responsabilidade social que nos deve ser inerente.

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