Literatura Em Jogo

Literatura Em Jogo traz diversas possibilidades de intervenções lúdicas que contribuam para o ensino/aprendizagem da literatura e da língua portuguesa.

Literatura Em Jogo: Proposições Lúdicas Para Aulas De Português foi concebido, em sua primeira edição, a partir de anotações realizadas durante a preparação do curso “Literatura e Ensino”, que ministrei no primeiro semestre de 2016, no Programa do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Sergipe (PROFLETRAS) e que teve como foco a elaboração de atividades lúdicas para aulas de literatura.

Nesta segunda edição, apresenta também atividades desenvolvidas por alunos do PROFLETRAS, entre 2017 e 2020, incluindo a participação de seus orientadores, professores do mesmo Programa de Pós-Graduação, e ainda atividades desenvolvidas por alunos de Graduação em Letras-Português da Universidade Federal de Sergipe.

O material do livro está dividido em duas partes. Na primeira, intitulada “O jogo na aula de literatura”, estão reunidas reflexões teóricas e atividades práticas, envolvendo as proposições lúdicas que desafiaram os alunos durante as nossas aulas. Na segunda parte, denominada “Proposições lúdicas”, está organizada a sequência de atividades lúdicas produzidas pelos próprios alunos do curso a partir de correlações que estabeleceram com diferentes elementos literários, tais como personagens, estrutura narrativa, rimas…, mas também com diferentes elementos linguísticos.

Para os leitores conhecerem e reproduzirem e adaptarem tais atividades lúdicas às suas realidades escolares, foram evidenciadas: a apresentação, a organização e as regras de cada uma delas. Vale ressaltar que algumas dessas atividades realizadas na disciplina passaram a integrar também os relatórios finais de atividades do Mestrado Profissional em Letras de seus autores, uma vez que foram reproduzidos em suas salas de aula. Outras atividades, entretanto, não integram tais relatórios, embora tenham sido apresentadas em nossas aulas.

Sendo assim, torna-se claro o objetivo da publicação, isto é, trazer à tona diversas possibilidades de intervenções lúdicas que contribuam para o ensino/aprendizagem da literatura e da língua portuguesa em variados âmbitos escolares, a fim de que outros professores tenham acesso às práticas desenvolvidas por nós e sintam-se motivados a construir suas próprias proposições.

ca-sidebar id="28302"]

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Literatura Em Jogo

Literatura Em Jogo traz diversas possibilidades de intervenções lúdicas que contribuam para o ensino/aprendizagem da literatura e da língua portuguesa.

Literatura Em Jogo: Proposições Lúdicas Para Aulas De Português foi concebido, em sua primeira edição, a partir de anotações realizadas durante a preparação do curso “Literatura e Ensino”, que ministrei no primeiro semestre de 2016, no Programa do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Sergipe (PROFLETRAS) e que teve como foco a elaboração de atividades lúdicas para aulas de literatura.

Nesta segunda edição, apresenta também atividades desenvolvidas por alunos do PROFLETRAS, entre 2017 e 2020, incluindo a participação de seus orientadores, professores do mesmo Programa de Pós-Graduação, e ainda atividades desenvolvidas por alunos de Graduação em Letras-Português da Universidade Federal de Sergipe.

O material do livro está dividido em duas partes. Na primeira, intitulada “O jogo na aula de literatura”, estão reunidas reflexões teóricas e atividades práticas, envolvendo as proposições lúdicas que desafiaram os alunos durante as nossas aulas. Na segunda parte, denominada “Proposições lúdicas”, está organizada a sequência de atividades lúdicas produzidas pelos próprios alunos do curso a partir de correlações que estabeleceram com diferentes elementos literários, tais como personagens, estrutura narrativa, rimas…, mas também com diferentes elementos linguísticos.

Para os leitores conhecerem e reproduzirem e adaptarem tais atividades lúdicas às suas realidades escolares, foram evidenciadas: a apresentação, a organização e as regras de cada uma delas. Vale ressaltar que algumas dessas atividades realizadas na disciplina passaram a integrar também os relatórios finais de atividades do Mestrado Profissional em Letras de seus autores, uma vez que foram reproduzidos em suas salas de aula. Outras atividades, entretanto, não integram tais relatórios, embora tenham sido apresentadas em nossas aulas.

Sendo assim, torna-se claro o objetivo da publicação, isto é, trazer à tona diversas possibilidades de intervenções lúdicas que contribuam para o ensino/aprendizagem da literatura e da língua portuguesa em variados âmbitos escolares, a fim de que outros professores tenham acesso às práticas desenvolvidas por nós e sintam-se motivados a construir suas próprias proposições.

ca-sidebar id=”28302″]

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog