
Este livro apresenta um estudo crítico acerca da linguagem das histórias em quadrinhos, com ênfase em definições, elementos e suas aplicações nos diversos gêneros que compõem esse meio de comunicação. Propõe-se, neste livro, que se introduzam aos autores o estudo dos recursos de construção das histórias em quadrinhos, dos seus elementos, que se fale de seus autores, do seu contexto social e que se apresentem os gêneros para poder se expressar com múltiplas possibilidades dentro do contexto da linguagem das histórias em quadrinhos.
As histórias em quadrinhos são consideradas um meio de comunicação de massa, cujo público alvo é, na sua predominância, crianças e adolescentes.
Este perfil de receptor leva-nos a refletir sobre questões relacionadas com a formação desse leitor e com a produção de conteúdo em histórias em quadrinhos.
As histórias em quadrinhos são, em muitos casos, a primeira mídia de leitura que a criança tem contato e constrói a base para o futuro leitor de outras linguagens como a literatura, o cinema, o teatro, dentre outras.
Os quadrinhos caracterizam-se pela combinação de imagem e texto em balões, que obedecem a uma sequência narrativa estabelecida por quadros, em que se mesclam discursos diretos e indiretos dos interlocutores contidos na história, tais como personagens e narradores. O caráter lúdico desse gênero desperta o prazer de ler e encoraja o indivíduo a se tornar o coautor das histórias – aspectos que não podem ser desconsiderados pelo autor.
Este livro é, em parte, resultado de experiências do ofício. Referimo-nos as pesquisas acadêmicas realizadas em caráter interdisciplinar, com mestrado em artes, doutorado em letras e pós-doutorado em sociologia, agregado às histórias em quadrinhos que publicamos em diversos países, às oficinas e às aulas de produção dessa linguagem.
Todas essas atividades propiciaram o questionamento acerca da formação complementar do autor de histórias em quadrinhos e como podemos ajuda-lo a na criação de um trabalho expressivo e criativo, quer na leitura, quer na escrita e criação de conteúdo.
