
Este livro é produto do relatório final da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde, que desenvolveu uma série de atividades voltadas para a produção de conhecimento e informação sobre os determinantes sociais da saúde no Brasil.
A Comissão também propôs a revisão e análise de políticas e programas de intervenção sobre estes determinantes, além da comunicação aos diversos setores da sociedade sobre a importância dos DSS e suas possibilidades de atuação.
Somente através da transdisciplinaridade do grupo que compõe esta Comissão foi possível produzir um texto que respeita todos os setores a que se destina, com a capacidade de atingi-los plenamente nas suas múltiplas linguagens.
O relatório da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS) tem três objetivos:
•traçar um panorama geral da situação de saúde do país, com ênfase em dados, informações e conhecimentos sobre as iniquidades em saúde geradas pelos determinantes sociais;
•propor políticas, programas e intervenções relacionadas aos determinantes sociais a partir da avaliação das políticas e intervenções atualmente em curso e das experiências registradas na literatura nacional e internacional;
•descrever as atividades desenvolvidas pela Comissão para cumprir com seus objetivos.
Os conteúdos estão dispostos nas seguintes seções: introdução, análise da situação de saúde, recomendações (de políticas e programas), referências e bibliografia complementar, anexos e sumário executivo.
A Introdução traz um breve histórico e antecedentes da criação da CNDSS, bem como seus objetivos. Inclui ainda os principais compromissos que orientaram o trabalho da CNDSS desde sua criação – compromissos com a equidade, com as evidências e com a ação.
Finalmente, apresenta o modelo de Dahlgren e Whitehead (1991) que esquematiza os diversos níveis de determinantes sociais da saúde (DSS) e serviu de base para orientar as atividades da Comissão e a organização dos conteúdos deste relatório.
O corpo do relatório, intitulado Análise da situação de saúde, congrega dados, informações e conhecimentos disponíveis sobre as relações entre os DSS, bem como a situação de saúde dos diversos grupos populacionais, com destaque para as relações entre estes determinantes e as iniquidades em saúde.
Utilizaram-se, como fontes de informação, diversos sistemas de abrangência nacional e a literatura científica produzida por autores nacionais e internacionais nos últimos cinco anos.











