Há algum tempo pensava em condensar os trabalhos e pesquisas já publicados em periódicos numa única obra que pudesse resumir uma parte das dúvidas, questões, instigações, interesses, conclusões e perspectivas decorrentes de anos entre leituras e escritas realizadas como pesquisador. Ao olhar os arquivos dos textos originais e os temas percebi que me debruçara sobre diversos aspectos da ciência do direito, ensino e educação jurídica, teoria da constituição, direito constitucional, hermenêutica, hermenêutica jurídica, filosofia, filosofia do direito, teoria do direito, dentre alguns outros temas correlatos que me tomaram algum tempo e muita reflexão.
Tive que deixar de lado alguns trabalhos que foram publicados em parceria com outros colegas e que se comunicam diretamente com alguns dos elencados aqui neste livro. Como por exemplo “a afirmação de novos paradigmas na ciência jurídica a partir de uma visão sistêmica” publicado nos Anais do CONPEDI com o professor Aleph Hassan Costa Amin que é o trabalho precursor do primeiro capítulo deste. Aqui trabalhamos uma visão sobre a epistemologia e a revolução paradigmática das Ciências na (pós) modernidade.
Acomete-se, num plano geral, como que o pensamento cartesiano perde força argumentativa nas Ciências Naturais e como que esse processo se dá tardiamente nas Ciências Sociais; por consequência no Direito. Especificamente, no Capítulo I, abordamos a metodologia de ensino no curso de Direito. Tendo realizado uma pesquisa de campo com a produção de dados quantitativos procurei demonstrar a realidade do ensino jurídico em Belém do Pará, com enfoque na visão do discente. O resultado, do meu ponto de vista, é deveras interessante. Uma vez que a realidade do ensino, por muitas vezes se choca com a intenção do acadêmico.
Direito Em Perspectiva
- Direito, Filosofia
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