
Trazemos a contribuição de pesquisadores, especialistas na temática, parceiros externos de universidades e institutos federais e redes de ensino estaduais e municipais, também contamos com servidores do IFRS, técnicos administrativos e docentes que compartilham seus projetos de extensão, ensino e pesquisa. Entendemos ser urgente que a educação, das e para as relações étnico-raciais, e as políticas públicas de ações afirmativas se tornem temas centrais nas reflexões cotidianas do espaço acadêmico e na sociedade como um todo.
O livro Relações Étnico-Raciais: Saberes E Visibilidades Necessárias traz discussões densas, teóricas e conceituais, aliadas a práticas docentes e a empiria de autores comprometidos em combater o racismo à brasileira, em sala de aula e fora dela. Saberes que nos movem desde a contação de histórias (tradições orais) nas comunidades originárias indígenas e africanas que resistiram, e resistem até os dias atuais, vêm se fortalecendo em espaços que eram exclusivamente ocupados pela gente branca.
A publicação está centrada nas relações étnico-raciais, reunindo dezoito artigos para se pensar todas as nossas relações sociais. Os textos, além das autorias de diversidade étnica, versam sobre temas de importante problematização organizados em quatro seções: 1. Invisibilidade(s), Valorização e Reconhecimento de Territórios/Lugares Negros; Trajetórias, Feminismo(s) e Protagonismo da Mulher Negra; 3. Educação, Diversidade e Inclusão Racial e 4. Direitos Humanos e Políticas Públicas de Ações Afirmativas.
Fica aqui o convite para que cada leitor enxergue nessa obra um horizonte para a mudança e que, ao final, descubra por si uma forma de se unir a nós nessa luta antirracista, não se adaptando ao mundo, mas modificando-o, transformando-o em um lugar factível de vivermos juntos.











