
Os coordenadores da presente obra sentem-se orgulhosos de entregar à comunidade jurídica este livro, que é o quarto da série “Relações de Consumo”. Desta feita, o tema central da obra se agrega ao humanismo – Relações De Consumo: Humanismo.
Dentro de uma sociedade que transmuta o cidadão em, unicamente, consumidor, não se pode deixar de discutir, no âmbito jurídico, as consequências dessa transformação.
Com o presente volume, os coordenadores têm por escopo abrir caminhos ao debate, através da proposta que interconecta o consumo ao humanismo, tentando possibilitar a desmistificação do que é ser cidadão e ser consumidor.
Assim, tendo em vista que o cidadão é formado por múltiplas facetas, sendo que apenas uma delas é o consumo, pode-se, por meio de análises críticas, aprofundar o estudo em busca de uma sociedade mais humana, onde o ser sobrepuje o ter.
Os organizadores do presente volume têm a certeza de entregar à comunidade, uma obra que possibilitará aos estudiosos da ciência jurídica, de forma particular, e das ciências sociais, de forma geral, ampliarem as discussões sobre o tema proposto.
Hoje, em uma sociedade que se denomina hiperconsumista, nascida no âmago da modernidade, a visão do indivíduo se estreita para uma senda desvirtuada da realidade, escamoteada sob um manto fosco do consumo que torna cada vez mais vulnerável o consumidor, vulnerabilizando-o como ente do consumo e como ser humano.
Espera-se, com esta obra, possibilitar a abertura de caminhos mais propícios às discussões, longe das ideologias economicistas às quais o lucro é o fator preponderante.
