Segundo Pelotão 8ª Companhia

Segundo Pelotão 8ª Companhia - Este relato de Agostinho José Rodrigues nos oferece uma lupa para, com ela, destacar, do mapa daquele grande drama bélico, cuja narrativa tanto me empolgou quando da sua leitura, a ação de um grupo de soldados, acompanhando assim, ao vivo, os episódios heróicos de um destacamento. O pequeno detalhe espelha e explica a grandeza do todo.


Não saberia qualificar com exatidão este livro que participa de um depoimento fazendo história, ou de uma autobiografia diluída em romance, ou tentativa de enquadrar num romance o que se percebe que foi vida vivida. Seja como for, os episódios de uma guerra — “Nada de novo na frente ocidental”, “Le Feu”, “A guerra e a paz”, “Retirada da Laguna” — são sempre um romance. Possuem elementos profundamente emocionais que animam a narrativa episódica mesmo dentro de um traçado linear de ação. Os sentimentos elementares aí se denunciam mais vivos, não raro incontroláveis, captados, em crispações irreprimíveis, num mesmo grupo, por temperamentos contrastantes. A presença da Morte, que paira como uma hipótese admitida mas sempre repudiada, (uma palpitação no coração ao adverti-la e uma oração nos lábios a conjurá-la), cria uma atmosfera de perpétuo alerta, diluída num fatalismo que se agarra desesperadamente à esperança.
Aqui, nestas páginas escritas com tanta espontaneidade, vivemos instantes patrícios do nosso homem em guerra. Agostinho José Rodrigues capta os movimentos e as reações dessas criaturas, humanamente, sem desalentos mas, também, sem distorções épicas. A verdadeira bravura está na conformação consciente com o dever que solidariza o grupo, o que o torna disposto e eficiente, e sua grandeza individual, na aceitação funcional do sacrifício. O herói nasce posterior ao ato quando toma consciência de ter sido realmente herói, isto é, de ter funcionado, superando o temor, com clarividência e eficiência, arriscando a própria vida.
A atuação deste pugilo de bravos — evidentemente sob o comando amigo e seguro do autor, que sei ter sido, na realidade, um comandante destemido e sereno — retrata, num detalhe da campanha, a bravura e decisão do Corpo Expedicionário e explica a razão das vitórias que os “pracinhas" alcançaram para o Brasil nos campos ensanguentados da Itália.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Segundo Pelotão 8ª Companhia

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog