![Em seus 29 textos, Cartografias Do Ensino Do Teatro proporciona a reflexividade e a criticidade sem perder a paixão e entusiasmo pelo teatro.](https://i0.wp.com/livrandante.com.br/wp-content/uploads/2019/11/cartografias-do-ensino-do-teatro.jpg?resize=205%2C281&ssl=1)
De tempos em tempos surge a necessidade de nos embrenharmos no espesso bosque das ideias e práticas teatrais a fim de clarificar o lugar onde estamos e de vislumbrar o lugar para onde vamos.
Hoje, esse trânsito pelo bosque, essa espécie de passeio, constitui uma empreitada difícil em um labirinto cuja saída não é fácil de ser encontrada. Isto porque as espécies se misturam, os caminhos se entrecruzam e os pontos de referência se tornam obscuros.
O mundo do teatro, das ideias e das práticas, torna-se cada vez mais complexo e as classificações em eixos temáticos são essencialmente controvertidas.
Somos conscientes, portanto, dos riscos que uma leitura organizada, sob o domínio das classificações temáticas, poderia causar no enquadramento das questões postas pelo teatro. Ao invés disso, optamos por um desfile de textos e temas que pode orientar o leitor na livre escolha de onde se inicia e termina este livro.
O eixo norteador de nossa proposta para o leitor é contribuir com o debate sobre as múltiplas possibilidades de entendimento das teorias e práticas teatrais que se têm ampliado nos últimos tempos nos contextos nacional e internacional.
Desafiamos o leitor para a seguinte provocação: exercitar a crítica e a reconceptualização das tendências e perspectivas que atravessam os textos e temas aqui reunidos.
Em seus vinte e nove textos, Cartografias Do Ensino Do Teatro pretende oferecer ao estudante de Teatro e ao leitor de uma maneira geral a utilização de um caleidoscópio para o qual confluem diferentes teorias e práticas que têm como foco de análise o teatro em suas nuances e matizes.
Todavia, a policromia que envolve a questão teatral não constitui a garantia de um brilho suave e harmonioso, mas a efusão de um brilho incandescente a deixar na margem a solidão das cores monocromáticas.
Queremos evocar que as tensões e contradições colocadas pela questão teatral emergem no conjunto dos textos como um modo de situar o teatro como um campo de conhecimento perspectivado pelas lutas e disputas paradigmáticas.
E no leitor o efeito deve ser o de exercitar a reflexividade e a criticidade, sem perder o entusiasmo e a paixão pelo teatro.
![](https://i0.wp.com/livrandante.com.br/wp-content/uploads/2016/11/pdf.jpg?resize=55%2C94&ssl=1)