É com alegria que o projeto Fortalecendo a Política Pública de Economia Solidária: Mobilização e Participação Social na Construção do Plano Nacional de Economia Solidária, executado pelo Centro de Estudos e Assessoria (CEA) (CEA/Senaes-MTb), apresenta a CARTILHA PLANOS ESTADUAIS E TERRITORIAIS: Avanços E Desafios Da Economia Solidária.
Este material reúne informações de relatórios, cartas, planos e outros documentos que expressam os debates e algumas orientações políticas feitas pelos grupos de economia solidária tanto nos processos de construção dos planos estaduais/territoriais de economia solidária quanto sobre os caminhos e rumos a seguir.
Durante os últimos anos, o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), idealizador deste projeto, desenvolveu ações de apoio e fomento às iniciativas de Economia Solidária de forma articulada com os fóruns territoriais, municipais e estaduais.
Promoveu também a formação, a articulação e a sensibilização dos integrantes de movimentos sociais, comunidades rurais e urbanas, gestores públicos e entidades de apoio. O envolvimento dos empreendimentos de economia solidária e de organizações da sociedade civil, por meio de sua articulação nacional no FBES e nos conselhos de economia solidária, gerou este resultado, que é um esforço coletivo dos quatro cantos do país.
Em todas as regiões do Brasil é possível identificar iniciativas coletivas de economia solidária com os princípios de autogestão, cooperação, democracia, solidariedade e respeito ao meio ambiente.
Há um crescimento considerável na organização dessas iniciativas em nível territorial. É no território que a economia solidária tem tido espaço para construir relações e reforçar laços de solidariedade, os quais são elementos fundamentais para outro tipo de desenvolvimento, um desenvolvimento comprometido com o bem viver das comunidades.
Avanços E Desafios Da Economia Solidária está dividida em quatro partes. Na primeira são desenvolvidas algumas concepções de território para a economia solidária, ressaltando a abrangência desse conceito.
Também são apresentadas a estrutura e os componentes dos planos territoriais de economia solidária e a situação atual destes nos diferentes estados.
Na segunda parte de Avanços E Desafios Da Economia Solidária são mostradas as perspectivas de institucionalização da política de economia solidária, abordando leis estaduais, conselhos, fundos, entre outros instrumentos.
Na terceira parte encontram-se os aportes do movimento de economia solidária, apresentando reflexões e propostas construídas nos espaços
das macrorregiões do FBES em torno dos temas definidos para a VI Plenária Nacional de Economia Solidária.
Por fim, são expostos alguns dos caminhos que estão sendo construídos pelo movimento na conjuntura atual.