Diversidade Religiosa E Ensino Religioso No Brasil: Memórias, Propostas E Desafios

Resultado de sonhos, lutas e esforços de muitos sujeitos, o Fórum nasce e se torna espaço, tempo e lugar de proposições, encaminhamentos, ações e projetos que subsidiem a construção

de outra concepção de Ensino Religioso, entendido como um componente curricular, que, a partir da escola, considere, acolha, valorize e promova o respeito à diversidade cultural religiosa brasileira, sem proselitismos e/ou discriminações de qualquer natureza.
Desse modo, o Ensino Religioso constitui-se um direito de todo cidadão, uma vez que o conhecimento religioso é parte dos conhecimentos historicamente produzidos e elaborados por inúmeros povos/culturas e, como tal, necessita estar disponível e acessível à educandos e educandas na escola.
É na perspectiva de uma formação plena do cidadão, no contexto de uma sociedade cultural e religiosamente diversa, na qual todas as filosofias de vida, crenças, movimentos, tradições e expressões religiosas devem ser respeitados, que se insere o Ensino Religioso como uma área de conhecimento (Resolução CNE/CEB nº 2/98 e Resolução CNE/CEB nº 4/2010), contribuindo na promoção e no exercício da liberdade e na construção da cidadania.
Repleta de avanços e recuos, encontros e desencontros, perdas e conquistas, a história dos 15 anos do FONAPER é celebrada e reconhecida, porque, acima de tudo, conseguiu dar significativos passos enquanto espaços, tempos e lugares de um movimento constituído por educadores, pesquisadores, instituições e demais pessoas comprometidas com o Ensino Religioso.
Muitos foram os sujeitos que construíram/constroem o FONAPER. Alguns se tornaram conhecidos, muitos outros permaneceram anônimos, porém, não invisibilizados, porque fazem parte de um movimento histórico de atuação, observação, pesquisa e docência que indica possibilidades para outros olhares, leituras e práticas frente à diversidade cultural religiosa nos diferentes recantos do Brasil.
O ato de comemorar a história do FONAPER, digna de méritos, representa o esforço de rememorar tudo o que foi construído, proposto, concretizado e vivenciado por inúmeros sujeitos integrantes do movimento, que participaram direta ou indiretamente das lutas e conquistas do FONAPER, seja na construção de documentos publicados, na elaboração de projetos de formação inicial e continuada desenvolvidos ou na promoção dos eventos realizados.

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Desse modo, o Ensino Religioso constitui-se um direito de todo cidadão, uma vez que o conhecimento religioso é parte dos conhecimentos historicamente produzidos e elaborados por inúmeros povos/culturas e, como tal, necessita estar disponível e acessível à educandos e educandas na escola.
É na perspectiva de uma formação plena do cidadão, no contexto de uma sociedade cultural e religiosamente diversa, na qual todas as filosofias de vida, crenças, movimentos, tradições e expressões religiosas devem ser respeitados, que se insere o Ensino Religioso como uma área de conhecimento (Resolução CNE/CEB nº 2/98 e Resolução CNE/CEB nº 4/2010), contribuindo na promoção e no exercício da liberdade e na construção da cidadania.
Repleta de avanços e recuos, encontros e desencontros, perdas e conquistas, a história dos 15 anos do FONAPER é celebrada e reconhecida, porque, acima de tudo, conseguiu dar significativos passos enquanto espaços, tempos e lugares de um movimento constituído por educadores, pesquisadores, instituições e demais pessoas comprometidas com o Ensino Religioso.
Muitos foram os sujeitos que construíram/constroem o FONAPER. Alguns se tornaram conhecidos, muitos outros permaneceram anônimos, porém, não invisibilizados, porque fazem parte de um movimento histórico de atuação, observação, pesquisa e docência que indica possibilidades para outros olhares, leituras e práticas frente à diversidade cultural religiosa nos diferentes recantos do Brasil.
O ato de comemorar a história do FONAPER, digna de méritos, representa o esforço de rememorar tudo o que foi construído, proposto, concretizado e vivenciado por inúmeros sujeitos integrantes do movimento, que participaram direta ou indiretamente das lutas e conquistas do FONAPER, seja na construção de documentos publicados, na elaboração de projetos de formação inicial e continuada desenvolvidos ou na promoção dos eventos realizados.

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