O acelerado avanço científico e tecnológico que vem ocorrendo nas duas últimas décadas, com destaque para a crescente aplicação de um elenco de tecnologias referenciadas na microeletrônica, tem causado alterações significativas nas formas de organização do trabalho e nos processos de produção de bens e serviços.
Nessa transição, o modelo de produção em massa (taylorista/fordista) vai sendo substituído por um novo paradigma técnico-econômico, calcado na denominada “produção flexível”, que se apóia, entre outras medidas, na redução do tamanho das empresas, na terceirização das atividades como instrumento de absorção de mão-de-obra, na gestão descentralizada, na organização não-hierarquizada. Essas mudanças têm repercussão direta no perfil profissional do trabalhador, tornando necessário que, em sua formação, adquira o domínio de técnicas diversificadas para atuar (e sobreviver) num contexto que faz emergir novas habilitações e suprime outras, por obsoletas.
Em face desse panorama, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz, que se revela um espaço possível de reflexão, formulação de diretrizes e desenvolvimento de ações práticas no campo do ensino técnico em saúde, realizou, em 1989, um seminário sobre o tema “Trabalho, saúde e educação”, com o objetivo de pensar as transformações que ocorrem no processo de trabalho em saúde, tendo por horizonte a implantação e consolidação do Sistema Único de Saúde.
A realização do seminário constituiu importante e pertinente opção institucional, em especial pelo fato de a Escola procurar estabelecer e tornar real um processo de educação politécnica que, como bem assinala Deluiz, deve corresponder e expressar ” a síntese dialética entre formação geral, formação profissional e formação política, promovendo o espírito crítico no sentido de uma qualificação individual e do desenvolvimento autônomo e integral dos sujeitos como indivíduos e atores sociais, possibilitando não só sua inserção, mas também a compreensão e o questionamento do mundo tecnológico e do mundo sociocultural que os circundam”.
Saúde, Trabalho E Formação Profissional
- Educação, Enfermagem, Medicina, Saúde
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