Com a realização deste I Simpósio Brasileiro de Rochas Ornamentais, concomitante com o II Seminário de Rochas Ornamentais do Nordeste, entre 28 de novembro e 1o de dezembro de 2001, tivemos a satisfação de resgatar compromissos assumidos pela Bahia, no Recife, quando se realizou o I Seminário.
Justo neste momento, em que parece haver um certo arrefecimento nos volumes de investimentos brasileiros na atividade, quer seja por parte da iniciativa privada, quer seja através dos orçamentos governamentais, a realização desses eventos parece-nos muito oportuna.
Ao lado disso, é opinião corrente entre aqueles que fazem o segmento das Rochas Ornamentais no Brasil, que se precisa, urgentemente, garantir meios para estimular e provocar a modernização tecnológica do setor, sob pena de perderem-se largas fatias de mercado que foram conquistadas duramente, além de deixar de conquistar outras tantas, especialmente falando-se em termos de mercado internacional.
Conforme o leitor poderá conferir, a coletânea de trabalhos técnicos, ora publicados, vai ao encontro dessas expectativas. Dentre os vinte trabalhos que compõem este I Simpósio e II Seminário pode-se encontrar o que há de mais recente em termos de produção de conhecimento técnico-científico da atividade de rochas ornamentais, obtida tanto no âmbito da academia ou outras instituições de pesquisa, quanto pelas empresas ou instituições governamentais.
Igualmente, as questões mercadológicas e de treinamento foram contempladas, inclusive com uma mesa redonda e um curso voltado especialmente para o especificador de Rochas Ornamentais.
Toda esta programação técnica foi finalizada com uma excursão ao distrito produtor do Mármore Bege Bahia, situado na parte centro norte do Estado, nos municípios de Ourolândia e Jacobina.
Todo o trabalho de preparação e organização dos eventos foi sustentado pela convicção da Comissão Organizadora de que, ao seu final, seria oferecida mais uma contribuição à consolidação do desenvolvimento econômico da indústria de Rochas Ornamentais do Brasil.
Aproveitamos a oportunidade para agradecer o apoio da SIMAGRAM-BA e ABIROCHAS à realização deste evento. Parabenizamos a Comissão Organizadora pelo sucesso alcançado, os editores Adalberto de Figueirêdo Ribeiro (COMIN/SICM) e Francisco Wilson Hollanda Vidal (CETEM/MCT)e todos os autores que têm seus trabalhos nesta publicação.
Anais Do I Simpósio Brasileiro De Rochas Ornamentais & II Seminário De Rochas Ornamentais Do Nordeste
- Geologia, Mineralogia
- 9 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.