Pedagogia Lúdica

Pedagogia Lúdica enfoca um novo arrolar dentro do universo da prática no ensino de História nos anos de 6º ao 9º do ensino fundamental maior.

Pedagogia Lúdica: Um Estudo De Caso No Ensino De História enfoca um novo arrolar dentro do universo da prática no ensino de História nos anos de 6º ao 9º do ensino fundamental maior (EFM) por meio de uma discussão sobre a didática que está pautada num cenário lúdico e atraente para a compreensão e construção dos conhecimentos.

A escola é a principal ferramenta capaz de promover junto à família as bases capazes de nortear a formação de cada cidadão e diante desta perspectiva fundamenta-se a necessidade de mediar o ensino de história de forma prazerosa e dinâmica. Desta feita percebe-se a necessidade do estudo do tema abordado dentro de um contexto geral, visto que os fenômenos que norteiam o entendimento da história de nosso dia a dia, perpassa a necessidade de conhecer minuciosamente cada detalhe que a constitui correlacionada às demais ciências.

O lúdico é algo presente na vida de todo ser humano, sua essência é natural. A cada um decorre a sutil recordação das brincadeiras da infância, em casa, nas ruas, nas calçadas, nos divertimos com os mais diversos tipos de brincadeiras. Cada detalhe destes momentos ficará “arquivado” em nossa memória de forma prazerosa.

O tempo passou, levando consigo muitos momentos e a cada dia nos deparamos com uma realidade desconexa daquela que preencheu em outros momentos nossas vidas de informações que se transformaram em conhecimentos a partir de uma prática embasada na ludicidade, nomenclatura a qual outrora nem conhecíamos. Ingressamos na escola e é justamente ali que nosso destino é brutamente mudado: as exigências focam-se apenas no estudar dentro de um contexto de cobranças tradicionais e desestimulador.

No entanto, cada passo dado no contexto escolar, diante de um processo de ensino e aprendizagem formalizador, deparamo-nos com uma realidade reprodutora, onde escola e professores encontram-se despreparados para atender uma clientela cheia de informações que tem em seu derredor um contexto repleto de tecnologias que favorecem a construção do conhecimento, porém desarticula e desestimula o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula, visto que os professores prendem-se a aulas monótonas que limitam-se a quadro e giz.

Estruturado em cinco capítulo, Pedagogia Lúdica discute a relevância do ensino lúdico no contexto da disciplina de História, por meio de uma abordagem que se fundamenta em uma perspectiva socioconstrutivista.

Baixe os outros volume da coleção aqui.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Pedagogia Lúdica

Pedagogia Lúdica enfoca um novo arrolar dentro do universo da prática no ensino de História nos anos de 6º ao 9º do ensino fundamental maior.

Pedagogia Lúdica: Um Estudo De Caso No Ensino De História enfoca um novo arrolar dentro do universo da prática no ensino de História nos anos de 6º ao 9º do ensino fundamental maior (EFM) por meio de uma discussão sobre a didática que está pautada num cenário lúdico e atraente para a compreensão e construção dos conhecimentos.

A escola é a principal ferramenta capaz de promover junto à família as bases capazes de nortear a formação de cada cidadão e diante desta perspectiva fundamenta-se a necessidade de mediar o ensino de história de forma prazerosa e dinâmica. Desta feita percebe-se a necessidade do estudo do tema abordado dentro de um contexto geral, visto que os fenômenos que norteiam o entendimento da história de nosso dia a dia, perpassa a necessidade de conhecer minuciosamente cada detalhe que a constitui correlacionada às demais ciências.

O lúdico é algo presente na vida de todo ser humano, sua essência é natural. A cada um decorre a sutil recordação das brincadeiras da infância, em casa, nas ruas, nas calçadas, nos divertimos com os mais diversos tipos de brincadeiras. Cada detalhe destes momentos ficará “arquivado” em nossa memória de forma prazerosa.

O tempo passou, levando consigo muitos momentos e a cada dia nos deparamos com uma realidade desconexa daquela que preencheu em outros momentos nossas vidas de informações que se transformaram em conhecimentos a partir de uma prática embasada na ludicidade, nomenclatura a qual outrora nem conhecíamos. Ingressamos na escola e é justamente ali que nosso destino é brutamente mudado: as exigências focam-se apenas no estudar dentro de um contexto de cobranças tradicionais e desestimulador.

No entanto, cada passo dado no contexto escolar, diante de um processo de ensino e aprendizagem formalizador, deparamo-nos com uma realidade reprodutora, onde escola e professores encontram-se despreparados para atender uma clientela cheia de informações que tem em seu derredor um contexto repleto de tecnologias que favorecem a construção do conhecimento, porém desarticula e desestimula o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula, visto que os professores prendem-se a aulas monótonas que limitam-se a quadro e giz.

Estruturado em cinco capítulo, Pedagogia Lúdica discute a relevância do ensino lúdico no contexto da disciplina de História, por meio de uma abordagem que se fundamenta em uma perspectiva socioconstrutivista.

Baixe os outros volume da coleção aqui.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog