Relatório De Monitoramento Global Da Educação

O Relatório de Monitoramento Global da Educação (Relatório GEM) de 2016 é tanto magistral quanto inquietante. É um grande relatório: abrangente, profundo e perspicaz. É também um relatório enervante.


Ele estabelece que a educação está no cerne do desenvolvimento sustentável e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mas também torna claro o quão longe estamos de atingir os ODS.
Este relatório deve acionar alarmes em todo o mundo e levar a uma escalada histórica de ações para se atingir o ODS 4.
O Relatório GEM fornece um relato competente de como a educação é o insumo mais importante para todas as dimensões do desenvolvimento sustentável. Uma educação melhor leva a maior prosperidade, à melhoria da agricultura, a melhores resultados de saúde, a menos violência, a mais igualdade entre os sexos, a capitais sociais mais elevados e a um ambiente natural melhorado. A educação é a chave para ajudar as pessoas em todo o mundo a compreender por que o desenvolvimento sustentável é um conceito tão vital para nosso futuro comum. A educação nos oferece as principais ferramentas – econômicas, sociais, tecnológicas e mesmo éticas – para assumirmos o compromisso com os ODS e alcançá-los. Esses fatos são explicados em detalhes requintados, e que ultrapassam o senso comum, ao longo do Relatório. Há uma riqueza de informações a serem extraídas de tabelas, gráficos e textos.
No entanto, o Relatório também enfatiza as lacunas notáveis entre o ponto em que o mundo se encontra na educação atualmente e onde se prometeu chegar até 2030. As diferenças de sucesso escolar entre ricos e pobres, dentro de um país e entre países, são simplesmente espantosas. Em muitos países pobres, as crianças pobres enfrentam obstáculos quase intransponíveis nas condições atuais. Elas não têm livros em casa; não têm oportunidade para frequentar a escola pré-primária; e enfrentam instalações sem eletricidade, água, higiene, professores qualificados, livros e outros elementos privilegiados de uma educação básica, principalmente para uma educação de qualidade. As implicações desse quadro são enormes. Enquanto o ODS 4 faz um apelo à conclusão universal da educação secundária em 2030, a taxa de conclusão atual em países de renda baixa é de apenas 14%.

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