10 Anos Da Educação A Distância Na UFMS

É fato que muitos obstáculos foram encontrados durante esse período, no que tange às relações entre professor, tutor e aluno na Educação A Distância.

Ao refletir sobre eles, é possível identificar algumas falhas, que não são descritas aqui com o intuito de criticar ou apontar o dedo, acusando algum dos papéis desenvolvidos no processo de mediação.

Muito pelo contrário! Refletem apenas práticas que, em algum momento, tiveram pontos débeis, constituindo-se em uma ótima oportunidade para analisar toda a dinâmica envolvida no desenvolvimento de uma disciplina na Educação A Distância da UFMS, bem como serve para justificar algumas sugestões para a melhoria e o fortalecimento constante desse elo.

Assim, para que essa relação permaneça sempre forte e os resultados sejam sempre excelentes, todos os personagens devem desenvolver o seu papel com dedicação, ou seja, o acadêmico precisa ser o protagonista em sua trajetória, lendo, estudando, pesquisando e interagindo com o professor responsável da disciplina e com o tutor presencial e a distância.

Se esse acadêmico, por exemplo, não estuda determinado texto que é fundamental para o desenvolvimento de uma atividade a distância, consequentemente ele não terá dúvidas para reportar aos tutores e professores.

Essa falha resultará em uma atividade mal elaborada que, por sua vez, acarretará em aprendizado com lacunas e em rendimento aritmético insatisfatório.

O professor responsável, além de orientar os acadêmicos e tutores, deve acompanhar o desenvolvimento de todo o processo interativo em que se desenvolve uma disciplina.

Para que isso ocorra, é fundamental que todas as trocas de e-mails entre alunos e tutores sejam com cópia para o professor. Um e-mail sobre uma dúvida pontual ou sobre qualquer problema que o acadêmico tenha durante o decorrer de uma disciplina, por exemplo, que não tenha sido enviado com cópia para o professor responsável, acaba por se configurar em uma omissão de informação que prejudica a visão geral e o acompanhamento por parte do docente.

http://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-de-tanto-ler-e-imaginar-branca/

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É fato que muitos obstáculos foram encontrados durante esse período, no que tange às relações entre professor, tutor e aluno na Educação A Distância.

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Muito pelo contrário! Refletem apenas práticas que, em algum momento, tiveram pontos débeis, constituindo-se em uma ótima oportunidade para analisar toda a dinâmica envolvida no desenvolvimento de uma disciplina na Educação A Distância da UFMS, bem como serve para justificar algumas sugestões para a melhoria e o fortalecimento constante desse elo.

Assim, para que essa relação permaneça sempre forte e os resultados sejam sempre excelentes, todos os personagens devem desenvolver o seu papel com dedicação, ou seja, o acadêmico precisa ser o protagonista em sua trajetória, lendo, estudando, pesquisando e interagindo com o professor responsável da disciplina e com o tutor presencial e a distância.

Se esse acadêmico, por exemplo, não estuda determinado texto que é fundamental para o desenvolvimento de uma atividade a distância, consequentemente ele não terá dúvidas para reportar aos tutores e professores.

Essa falha resultará em uma atividade mal elaborada que, por sua vez, acarretará em aprendizado com lacunas e em rendimento aritmético insatisfatório.

O professor responsável, além de orientar os acadêmicos e tutores, deve acompanhar o desenvolvimento de todo o processo interativo em que se desenvolve uma disciplina.

Para que isso ocorra, é fundamental que todas as trocas de e-mails entre alunos e tutores sejam com cópia para o professor. Um e-mail sobre uma dúvida pontual ou sobre qualquer problema que o acadêmico tenha durante o decorrer de uma disciplina, por exemplo, que não tenha sido enviado com cópia para o professor responsável, acaba por se configurar em uma omissão de informação que prejudica a visão geral e o acompanhamento por parte do docente.

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