A Imaginação Educada

Este livro é uma transcrição de seis palestras dadas pelo autor a uma emissora de rádio canadense na década de 1960.

Em A Imaginação Educada, Northrop Frye discorre sobre o que é a literatura, de que adianta ensiná-la, como se deve ensiná-la – desde qual idade e começando por quais livros –, qual é o valor social, político e religioso do estudo da literatura, qual é o lugar da imaginação no processo de aprendizagem, para que outras coisas serve a imaginação, se é necessário – antes, se é possível – educá-la, e do que é capaz uma imaginação educada.

Mais do que algumas dicas para aplicar a esmo, o leitor encontrará emA Imaginação Educada toda uma concepção de ensino, de literatura e de mundo capaz de orientar um processo pedagógico desde a base.

Herman Northrop Frye (14 de julho de 1912 — 23 de janeiro de 1991) foi um crítico literário canadense, um dos mais célebres do século XX.

Nascido em Sherbrooke, Quebec, mas criado em Moncton, New Brunswick, ele passou toda sua carreira, incluindo seus dias de aluno da graduação, na Faculdade Victoria, Universidade de Toronto. Ele chegou à proeminência internacional quando ainda era estudante.

A poesia profética de William Blake há muito era considerada divagações delirantes que nunca poderiam ser entendidas. Frye encontrou nela um sistema de metáfora derivado do Paraíso Perdido e da Bíblia. Ele publicou suas descobertas como Fearful Symmetry em 1947.

Dez anos mais tarde ele expandiu sua visão, defendendo em Anatomia da crítica (Anatomy of Criticism, no original) que há certos arquétipos e símbolos usados por toda a literatura.

Seu O código dos códigos (The Great Code, no original) examinou como as cenas e imagens da Bíblia são a base de toda a literatura ocidental. Dentro desse contexto, ele analisou a novela Dão-Lalalão de João Guimarães Rosa, na qual percebeu influências bíblicas do livro Cantares de Salomão.

Ele também se ocupou de crítica cultural e social e recebeu 39 títulos honorários. Anatomia da crítica permanece um dos mais importantes trabalhos da crítica literária do século XX.

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Este livro é uma transcrição de seis palestras dadas pelo autor a uma emissora de rádio canadense na década de 1960.

Em A Imaginação Educada, Northrop Frye discorre sobre o que é a literatura, de que adianta ensiná-la, como se deve ensiná-la – desde qual idade e começando por quais livros –, qual é o valor social, político e religioso do estudo da literatura, qual é o lugar da imaginação no processo de aprendizagem, para que outras coisas serve a imaginação, se é necessário – antes, se é possível – educá-la, e do que é capaz uma imaginação educada.

Mais do que algumas dicas para aplicar a esmo, o leitor encontrará emA Imaginação Educada toda uma concepção de ensino, de literatura e de mundo capaz de orientar um processo pedagógico desde a base.

Herman Northrop Frye (14 de julho de 1912 — 23 de janeiro de 1991) foi um crítico literário canadense, um dos mais célebres do século XX.

Nascido em Sherbrooke, Quebec, mas criado em Moncton, New Brunswick, ele passou toda sua carreira, incluindo seus dias de aluno da graduação, na Faculdade Victoria, Universidade de Toronto. Ele chegou à proeminência internacional quando ainda era estudante.

A poesia profética de William Blake há muito era considerada divagações delirantes que nunca poderiam ser entendidas. Frye encontrou nela um sistema de metáfora derivado do Paraíso Perdido e da Bíblia. Ele publicou suas descobertas como Fearful Symmetry em 1947.

Dez anos mais tarde ele expandiu sua visão, defendendo em Anatomia da crítica (Anatomy of Criticism, no original) que há certos arquétipos e símbolos usados por toda a literatura.

Seu O código dos códigos (The Great Code, no original) examinou como as cenas e imagens da Bíblia são a base de toda a literatura ocidental. Dentro desse contexto, ele analisou a novela Dão-Lalalão de João Guimarães Rosa, na qual percebeu influências bíblicas do livro Cantares de Salomão.

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