A Ordem Dos Livros

Com A Ordem dos Livros, Chartier evoca a necessidade de se decifrar os mecanismos que fundamentam os processos de produção, de comunicação e de recepção dos livros e afins para compreender os princípios que governam a “ordem do discurso” nas obras e suas íntimas relações estabelecidas entre humanidade e saber.

A História Ou A Leitura Do Tempo

Este ensaio reflete sobre as interrogações que permeiam, hoje em dia, a escritura da história. A partir dos anos 1970 e das obras de Paul Veyne, Hayde White e Michel de Certeau, os historiadores discutiram duas questões essenciais:

Inscrever E Apagar

O medo do esquecimento obcecou as sociedades europeias da primeira fase da modernidade. Para dominar sua inquietação, elas fixaram, por meio da escrita, os traços do passado, a lembrança dos mortos ou a glória dos vivos e todos os textos que não deveriam desaparecer.

Práticas Da Leitura

A presente coletânea reúne os trabalhos de estudiosos de diferentes áreas que compareceram a um encontro a propósito do tema da leitura realizado há cerca de dez anos e que, por isso mesmo, resume um momento precioso das discussões