Experiências Estéticas Em Educação Matemática

Experiências Estéticas Em Educação Matemática traz resultados da pesquisa intitulada Sobre a Natureza de Experiências Matemáticas Estéticas.

Experiências Estéticas Em Educação Matemática foi desenvolvido com o intuito de sistematizar e divulgar resultados de uma pesquisa intitulada “Sobre a Natureza de Experiências Matemáticas Estéticas”, financiada pelo CNPq. Diversas atividades de investigação compuseram o corpus dessa pesquisa, a qual explora possibilidades pedagógicas do uso de tecnologias integrado às artes em Educação Matemática. Estudos em […]

O Símbolo E A Realidade

Os autores adotam a posição de que a notação não desempenha um mero papel auxiliar, mas que de certa forma “fabrica nossa vida psíquica”.

Há uma tradição de obras de divulgação de matemática, como as de Malba Tahan, Martin Gardner e Ian Stewart, que passeiam por diferentes temas do mar da matemática, mergulhando em cada um deles, explorando-os e retornando à superfície, para prosseguir cruzeiro. Esta rica obra dos dois Ricardos faz esse tipo de exploração, guiados pelo tema […]

Artes Em Educação Matemática

A coletânea Artes Em Educação Matemática evidencia questão fundamental: o reconhecimento do valor da estética na construção de processos formativos.

Dentre as várias frases célebres de Vinicius de Moraes, uma chama atenção de modo especial: “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”. O leitor poderá se espantar diante deste início de Prefácio e questionar algo como: mas não se trata de escritos dedicados à educação matemática? Vinicius? Poesia? À […]

Processos Formativos Em Educação Matemática

Processos Formativos Em Educação Matemática: Perspectivas Filosóficas E Pragmáticas – Uma coleção de livros? Uma coleção de livros relacionada a processos formativos? Um dos primeiros livros é voltado a formação do professor de matemática? Sim, há um pulsar na forma de livro digital, impresso, vindo do noroeste do estado de São Paulo! Um livro que […]