A Formação De Professores

A Formação De Professores: Entre A Universidade E A Educação Básica traz um debate necessário para promover mudanças nos processos de ensino e aprendizagem.

A formação de professores refere-se aos processos de ensino e aprendizagem que envolvem sujeitos, fazeres, saberes e práticas nos diferentes contextos de conduzir a novos conhecimentos. Entre a universidade e a escola de educação básica, encontra-se um vasto e diverso caminho a ser percorrido para aproximar as realidades formativas, múltiplas e variadas, engendradas nesses espaços […]

Tornar-se Aluno

Os processos de tornar-se aluno, mediados pelas identidades e pertencimentos, é o objeto desse estudo, escrito por Paula Almeida De Castro.

Os processos de tornar-se aluno, mediados pelas identidades e pertencimentos, é o objeto desse estudo. O desenvolvimento desse estudo voltou-se para compreender esses processos e melhor informar, principalmente, aos que dela participam na construção de espaços e saberes que privilegiem o sujeito aluno e, possivelmente, redimensionar o papel da escola e dos professores no atual […]

Atualizações Na Profissionalização Docente PIBIDUEPB

Paula Almeida De Castro (Org.) – Atualizações Na Profissionalização Docente: PIBID/UEPB O campo da política nacional para a formação de professores alterou-se nos últimos anos com a possibilidade de fomento pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) através da Diretoria de Educação Básica (DEB), em destaque, com as modalidades de bolsas de […]

Etnografia E Educação: Conceitos E Usos

A pesquisa etnográfica tem sido alvo de aproximações com a abordagem sócio-antropológica e a área da educação, mais efetivamente nas últimas décadas. Nestes estudos debatia-se a possibilidade de através da etnografia ser possível dar voz aos sujeitos do fracasso, no caso os alunos em condição de exclusão e vulnerabilidade social.