
A formação de professores refere-se aos processos de ensino e aprendizagem que envolvem sujeitos, fazeres, saberes e práticas nos diferentes contextos de conduzir a novos conhecimentos.
Entre a universidade e a escola de educação básica, encontra-se um vasto e diverso caminho a ser percorrido para aproximar as realidades formativas, múltiplas e variadas, engendradas nesses espaços com vistas a minimizar os distanciamentos entre instâncias regulatórias e práticas profissionais.
Dado o cenário atual da educação pública no Brasil, especialmente no que se refere aos índices educacionais e a responsabilização dos professores pela qualidade de ensino, reunimos esta coleção de artigos que representam uma parte da produção do conhecimento de professores e pesquisadores que buscam estreitar o entendimento entre as realidades da universidade e da escola de educação básica.
Por isso este livro contempla diferentes análises de temáticas que incluem desde direitos humanos, gênero, identidades, tecnologias educacionais, formação docente, até a questão da educação inclusiva.
Apresentamos assim, um debate que acreditamos ser necessário para promover mudanças nos processos de ensino e aprendizagem, tendo em vista à obtenção de melhores resultados educacionais como um todo.
O e-book é dividido em quatro seções que apresentam artigos com discussões em torno das práticas do fazer-se professor, corpo e ambiente na formação de professores, políticas públicas na formação de professores e temas de pesquisa para a formação de professores.
Este conjunto de pensamentos, reflexões e conclusões de pesquisas aprestados aqui formam um caleidoscópio de percepções sobre o fazer-se professor.
E por isso, o leitor tem em mãos diferentes leituras que são provocativas para a criação de novos significados que podem abrir espaços para que compreendamos as variadas formas de adentrarmos ao estudo das práticas de formação dos professores.
Tenham uma boa leitura!
