Macunaíma: O Herói Sem Nenhum Caráter

A livro reúne vários elementos nacionais, que se cruzam numa narrativa que conta a história de Macunaíma, o herói sem nenhum caráter.

Como os demais grandes livros do período, o que caracteriza Macunaíma, definido por Mário de Andrade como uma rapsódia, é um desejo de sabotar conceitos, de frustrar expectativas de leitura, de criar ambiguidades. É, portanto, uma obra programada para fugir dos moldes tradicionais, funcionando como um manual das vanguardas do começo do século XX, num […]

No Cinema

No Cinema - O cinema representou, para Mário de Andrade, um novo meio cujas potencialidades de expressão artística mereceram-lhe pesquisa e estudo.

Além de paradigma para se pensar o processo de criação poética e ficcional, o cinema representou, para Mário de Andrade, um novo meio cujas potencialidades de expressão artística mereceram-lhe pesquisa e estudo. O autor modernista chegou a exercer, de forma esporádica, a crítica à sétima arte, e é uma compilação desses seus textos que estão […]

Música, Doce Música

Mário De Andrade – Música, Doce Música Música, Doce Música é, podemos afirmar, um livro múltiplo, uma reunião de diferentes sons, diversas vozes.

Contos Novos

Contos Novos – Esta obra foi publicada pela primeira vez postumamente, em 1947, preparada pelos amigos, dois anos após a morte do autor. Contos Novos é fruto de um processo que compreende várias versões de um mesmo texto e se estende por períodos de elaboração que vão de quatro a 18 anos. A coletânea de […]

O Melhor De Mário De Andrade

O Melhor De Mário De Andrade traz um de nossos maiores escritores, ícone do movimento modernista, o autor de Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, publicado em 1928. Reconhecidamente um polígrafo, Mário de Andrade dedicou a vida a escrever sobre os mais diversos temas, adotando para tanto todos os gêneros literários. Devotado a um projeto […]

Música De Feitiçaria No Brasil

Mário de Andrade, o pesquisador que trouxe à baila os mais minuciosos e ricos aspectos culturais do Brasil, deixou obras que representam hoje, e que na certa representarão sempre, o registro imprescindível das tradições brasileiras. Mário de Andrade recolheu muitos documentos folclóricos, em suas inúmeras viagens e pesquisas pelo Brasil.

Amar, Verbo Intransitivo: Idílio

Amar, verbo intransitivo, de Mário de Andrade, conta a passagem de uma suposta professora de Alemão à casa da família Sousa – uma família católica, mas cheia de mistérios e contradições. O enredo começa quando Sousa Costa contrata Elza para ficar em sua casa para ser professora do seu filho.

Pequena História Da Música

É comum afirmarem que a Música é tão velha quanto o homem, porém talvez seja mais acertado falar que, como Arte, tenha sido ela, entre as artes, a que mais tardiamente se caracterizou.

Macunaíma

Indispensável para o Modernismo brasileiro, Macunaíma é um marco sobre a discussão acerca da identidade brasileira, discussão ainda fundamental no presente.

Mário De Andrade – Macunaíma: O Herói Sem Nenhum Caráter Macunaíma é um romance de 1928 do escritor brasileiro Mário de Andrade, considerado um dos grandes romances modernistas do Brasil.

50 Poemas E Um Prefácio Interessantíssimo

Nesta coletânea apresentamos cinquenta poemas representativos de Mário de Andrade, um dos mais importantes e atuantes autores brasileiros do modernismo, precedidos do célebre Prefácio interessantíssimo, texto publicado em 1922, em Pauliceia desvairada, o primeiro livro de poemas do modernismo brasileiro.