A Miséria Da Teoria Ou Um Planetário De Erros

E. P. Thompson – A Miséria Da Teoria Ou Um Planetário De Erros: Uma Crítica Ao Pensamento De Althusser A Miséria Da Teoria Ou Um Planetário De Erros, de E. P. Thompson, é um dos livros mais apreciados do historiador marxista inglês. Nele, Thompson critica o estruturalismo marxista de Althusser.
O Futuro É Muito Tempo

A 16 de Novembro de 1980, o mundo estremeceu: Louis Althusser, o célebre filósofo marxista, o mestre incontestado de toda uma geração de intelectuais e ativistas políticos, estrangulara a sua mulher, Hélène.
A Filosofia Como Uma Arma Revolucionária

Nascido em Argel, em 1918. Filiou-se ao Partido Comunista em Paris em 1948. Althusser assassinou sua esposa em 1980 e foi internado em um asilo até sua morte, em 1990. Obras mais influentes: Para Marx (1965) e Lênin e a filosofia (1969).
Ler Althusser
Em Defesa da tese de Amiens, referindo-se a seu objetivo, Althusser afirma: “[…] lê-se nos títulos dos meus livros: “Pour Marx” e “Lire Le Capital”. Porque esses títulos são igualmente palavras de ordem. ” Na trilha do autor homenageado, o título “Ler Althusser” não chega a ser uma palavra de ordem, o que não caberia […]