Mulheres De Papel

Mulheres De Papel é um ensaio sobre as imagens da mulher do século XIX, construídas por José de Alencar e por Machado de Assis em seus romances.

Este é um ensaio sobre as imagens da mulher do século XIX, construídas por José de Alencar e por Machado de Assis em seus romances. O livro analisa as complexas relações que se estabelecem entre os mundos criados pelos dois romancistas e o contexto cultural de que emergem e descreve as condições históricas e sociais […]

Cartas De Erasmo

José de Alencar foi excelente pensador e grande polemista político. Sua obra nesse campo é vasta, inclui tratados, ensaios, discursos, cartas abertas, panfletos, relatórios, ministeriais, artigos de jornal.

Iracema

Iracema (originalmente: Iracema – Lenda do Ceará) é um romance brasileiro publicado em 1865 e escrito por José de Alencar, fazendo parte da trilogia indianista do autor. Os outros dois romances pertencentes à trilogia são O Guarani e Ubirajara.

Lucíola

Com a publicação de Lucíola, em 1862, inicia Alencar a sua série de “Perfis de Mulher”, romances em que estuda caracteres femininos, torturados por contradições e antagonismo psicológicos; fazem parte da série também Diva (1864) e Senhora (1875). Os romances urbanos são os mais lidos até hoje.

Senhora

Senhora é um romance urbano do escritor brasileiro José Martiniano de Alencar, publicado em 1874, na forma de folhetim. É um dos últimos romances de Alencar, publicado dois anos antes da morte do escritor.

Til

Til é narrado em 3ª pessoa, se passa na região de Campinas (interior paulista) e tem como protagonista a personagem Berta, que vive nas proximidades da fazendo junto com nhá Tudinha e o filho dela Miguel, que é apaixonado por Linda, mas fica dividido entre a beleza de Berta e Linda.

Como E Por Que Sou Romancista

Paralelamente às obras de criação, muitos romancistas, filósofos e poetas escreveram explicações, roteiros e justificativas sobre o “ofício do escritor”, como denominou Schopenhauer uma instigante e moderna reflexão sobre esse tema.