Representações E Memórias De Professoras

Representações E Memórias De Professoras busca identificar através das memórias das professoras situações que marcaram sua profissão docente.

A problemática ligada à condição feminina de mulheres professoras de assentamentos de Reforma Agrária, sua construção da identidade social de gênero, seu comportamento, seus discursos – sejam eles informais, em casa, na roda com amigos ou formais, como em sala de aula, estiveram presentes na nossa linha de investigação desde os primeiros trabalhos desenvolvidos nas […]

A Mulher–Professora Em Assentamentos Da Reforma Agrária

A educação na Reforma Agrária e o papel social das mulheres professoras são fatores de suma importância para a compreensão científica destes processos

Nesta investigação decidimos dar continuidade ao estudo mais específico sobre as Mulheres-Professoras que moram e trabalham nas áreas de assentamentos, buscando uma interface com as relações de gênero. Optamos então por desenvolver a pesquisa na mesma região, Sudoeste do Estado do Maranhão, abrangendo quatro assentamentos dos municípios de Açailândia, Cidelândia, São Francisco do Brejão e […]