A Mulher–Professora Em Assentamentos Da Reforma Agrária

A educação na Reforma Agrária e o papel social das mulheres professoras são fatores de suma importância para a compreensão científica destes processos

Nesta investigação decidimos dar continuidade ao estudo mais específico sobre as Mulheres-Professoras que moram e trabalham nas áreas de assentamentos, buscando uma interface com as relações de gênero.

Optamos então por desenvolver a pesquisa na mesma região, Sudoeste do Estado do Maranhão, abrangendo quatro assentamentos dos municípios de Açailândia, Cidelândia, São Francisco do Brejão e Senador La Rocque.

A proposta inicial incluía o município de Amarante, mas devidos a problemas logísticos e de apoio pela Secretaria de Educação do município não foi possível concretizá-lo.

O projeto original desta investigação tinha como foco central a trajetória pessoal, educacional e profissional de mulheres professoras em assentamentos da Reforma Agrária na região Tocantina (Sudoeste) do Estado do Maranhão.

No trabalho preliminar de demarcação do campo de pesquisa e dos indivíduos a serem entrevistados, deparamo-nos com uma situação diferenciada: um professor, homem, morador de assentamento e representante de uma nova geração de trabalhadores rurais nascidos e criados nos embates dos movimentos sociais por terra.

A oportunidade era única de nos aproximarmos da experiência diferenciada representada por Chico e uma nova geração de professores e professoras, trabalhadores rurais de assentamentos. Somamos seu depoimento ao de Angel, Emma, Deuza, Delzy, Lucy e Délia, mulheres professoras representantes da maioria do corpo docente do meio rural, assim como do urbano.

O relatório ora apresentado não esgota a temática tratada. Em que pese o avanço representado para a compreensão do papel social das mulheres professoras da Reforma Agrária com esta investigação, necessitamos de um maior número de estudos que clarifiquem esta questão.

A educação na Reforma Agrária e o papel social das mulheres professoras são fatores de suma importância para a compreensão científica destes processos e a sinalização de políticas públicas que favoreçam seu desenvolvimento.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

A Mulher–Professora Em Assentamentos Da Reforma Agrária

A educação na Reforma Agrária e o papel social das mulheres professoras são fatores de suma importância para a compreensão científica destes processos

Nesta investigação decidimos dar continuidade ao estudo mais específico sobre as Mulheres-Professoras que moram e trabalham nas áreas de assentamentos, buscando uma interface com as relações de gênero.

Optamos então por desenvolver a pesquisa na mesma região, Sudoeste do Estado do Maranhão, abrangendo quatro assentamentos dos municípios de Açailândia, Cidelândia, São Francisco do Brejão e Senador La Rocque.

A proposta inicial incluía o município de Amarante, mas devidos a problemas logísticos e de apoio pela Secretaria de Educação do município não foi possível concretizá-lo.

O projeto original desta investigação tinha como foco central a trajetória pessoal, educacional e profissional de mulheres professoras em assentamentos da Reforma Agrária na região Tocantina (Sudoeste) do Estado do Maranhão.

No trabalho preliminar de demarcação do campo de pesquisa e dos indivíduos a serem entrevistados, deparamo-nos com uma situação diferenciada: um professor, homem, morador de assentamento e representante de uma nova geração de trabalhadores rurais nascidos e criados nos embates dos movimentos sociais por terra.

A oportunidade era única de nos aproximarmos da experiência diferenciada representada por Chico e uma nova geração de professores e professoras, trabalhadores rurais de assentamentos. Somamos seu depoimento ao de Angel, Emma, Deuza, Delzy, Lucy e Délia, mulheres professoras representantes da maioria do corpo docente do meio rural, assim como do urbano.

O relatório ora apresentado não esgota a temática tratada. Em que pese o avanço representado para a compreensão do papel social das mulheres professoras da Reforma Agrária com esta investigação, necessitamos de um maior número de estudos que clarifiquem esta questão.

A educação na Reforma Agrária e o papel social das mulheres professoras são fatores de suma importância para a compreensão científica destes processos e a sinalização de políticas públicas que favoreçam seu desenvolvimento.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog