A Psicologia Social Do Desenvolvimento Nas Relações Raciais E Racismo

Dalila Xavier De França & Khalil Da Costa Silva - A Psicologia Social Do Desenvolvimento Nas Relações Raciais E Racismo

Desde o início dos anos 2000, a professora Dalila Xavier de França lidera o grupo de pesquisa “Socialização das atitudes intergrupais e racismo” da Universidade Federal de Sergipe e, junto aos demais membros e orientandos, pesquisa sobre o preconceito racial na infância. Em particular, chamo a atenção aos estudos apresentados neste livro que articulam duas áreas: a psicologia social e a psicologia do desenvolvimento humano.

Neste livro, a professora Dalila Xavier de França e o professor Khalil da Costa Silva deixam claro a necessidade de uma socialização infantil pautada no respeito e na igualdade entre as raças.

A Psicologia Social Do Desenvolvimento Nas Relações Raciais E Racismo está dividida em duas seções. A primeira, intitulada “Formação de atitudes intergrupais em crianças”, é dedicada à compreensão do racismo e seus efeitos sobre a identidade da criança. Destaca-se o papel do processo de categorização, sem o qual não seria possível reconhecer os diferentes grupos raciais e, tampouco, emitir preconceitos e estereótipos frente aos mesmos.

As atitudes raciais na infância são compreendidas como resultado da participação ativa da criança sobre o seu meio social e, ao mesmo tempo, reflexo da estrutura de desigualdade estabelecida entre os grupos sociais a partir da categoria de raça. As similaridades e diferenças entre o preconceito racial expressado pelas crianças e aquele manifestado pelos adultos são analisadas a partir da teoria do desenvolvimento sociocognitivo, do modelo do desenvolvimento da identidade social e no modelo do desenvolvimento socionormativo.

A segunda parte do livro, intitulada “Socialização étnica: aspectos teóricos e empíricos” dedica-se à compreensão da socialização étnico-racial e a amplitude desse fenômeno. A socialização étnico-racial é definida como processos e meios utilizados pelos agentes e agências de socialização a fim de produzir a conscientização sobre o pertencimento a um grupo étnico e racial, sobre o valor social dos grupos, bem como o fornecimento de estratégias proativas e protetivas às relações étnico-raciais face ao preconceito contra grupos estigmatizados.

Nessa seção, é revisada a produção acadêmica sobre socialização étnico-racial desde a década de 1940 até os dias atuais. Verifica-se que o estudo da socialização estava inicialmente vinculado à identidade étnica dos negros, transitando para a análise desse aspecto em outros grupos, incluindo os brancos. Como também, passou da análise da socialização no âmbito familiar para contemplar outros contextos, como a escola.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

A Psicologia Social Do Desenvolvimento Nas Relações Raciais E Racismo

Dalila Xavier De França & Khalil Da Costa Silva - A Psicologia Social Do Desenvolvimento Nas Relações Raciais E Racismo

Desde o início dos anos 2000, a professora Dalila Xavier de França lidera o grupo de pesquisa “Socialização das atitudes intergrupais e racismo” da Universidade Federal de Sergipe e, junto aos demais membros e orientandos, pesquisa sobre o preconceito racial na infância. Em particular, chamo a atenção aos estudos apresentados neste livro que articulam duas áreas: a psicologia social e a psicologia do desenvolvimento humano.

Neste livro, a professora Dalila Xavier de França e o professor Khalil da Costa Silva deixam claro a necessidade de uma socialização infantil pautada no respeito e na igualdade entre as raças.

A Psicologia Social Do Desenvolvimento Nas Relações Raciais E Racismo está dividida em duas seções. A primeira, intitulada “Formação de atitudes intergrupais em crianças”, é dedicada à compreensão do racismo e seus efeitos sobre a identidade da criança. Destaca-se o papel do processo de categorização, sem o qual não seria possível reconhecer os diferentes grupos raciais e, tampouco, emitir preconceitos e estereótipos frente aos mesmos.

As atitudes raciais na infância são compreendidas como resultado da participação ativa da criança sobre o seu meio social e, ao mesmo tempo, reflexo da estrutura de desigualdade estabelecida entre os grupos sociais a partir da categoria de raça. As similaridades e diferenças entre o preconceito racial expressado pelas crianças e aquele manifestado pelos adultos são analisadas a partir da teoria do desenvolvimento sociocognitivo, do modelo do desenvolvimento da identidade social e no modelo do desenvolvimento socionormativo.

A segunda parte do livro, intitulada “Socialização étnica: aspectos teóricos e empíricos” dedica-se à compreensão da socialização étnico-racial e a amplitude desse fenômeno. A socialização étnico-racial é definida como processos e meios utilizados pelos agentes e agências de socialização a fim de produzir a conscientização sobre o pertencimento a um grupo étnico e racial, sobre o valor social dos grupos, bem como o fornecimento de estratégias proativas e protetivas às relações étnico-raciais face ao preconceito contra grupos estigmatizados.

Nessa seção, é revisada a produção acadêmica sobre socialização étnico-racial desde a década de 1940 até os dias atuais. Verifica-se que o estudo da socialização estava inicialmente vinculado à identidade étnica dos negros, transitando para a análise desse aspecto em outros grupos, incluindo os brancos. Como também, passou da análise da socialização no âmbito familiar para contemplar outros contextos, como a escola.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog