Crítica Do Jornalismo No Brasil

Este livro, nova produção da Renoi, apresenta-se como uma rica coletânea de artigos com teorizações e resultados de pesquisa que proporcionam um testemunho da diversidade temática e elevada qualidade científica

alcançada pelos integrantes da rede. Os 13 textos aqui reunidos são produto de investigações realizadas de forma individual ou coletiva, nos níveis de iniciação científica, mestrado e doutorado. Noticiabilidade, qualidade do jornalismo e direito à informação são temas centrais, que operam a construção de uma unidade orgânica entre a variedade de enfoques, de forma a compor uma contribuição singular ao aperfeiçoamento de teorias e métodos de pesquisa em comunicação e jornalismo.
Os artigos estão divididos em quatro grupos, dentro dos quais desenvolvem uma temática de modo convergente, refletindo sobre variados aspectos, complementares entre si.
O primeiro grupo de artigos explora o tema da Qualidade, que sempre é reivindicada pelas organizações jornalísticas, ou é criticada pelos mais diversos atores sociais, mas raramente tem seus critérios claramente definidos e mensurados com base em parâmetros técnicos. Assim, os autores aqui reunidos tratam de questões relativas ao controle de erros, pluralidade, relevância, princípios editoriais e gestão comercial, com análises e propostas que visam contribuir para um melhor entendimento e incorporação do tema da qualidade na seara do jornalismo.
O segundo grupo, Acesso à Informação, reúne artigos que discutem os fundamentos e as práticas de acesso à informação pública no Brasil sob a Lei 12.527/2011. Os autores exploram, entre outros aspectos, como a imprensa tem se dedicado à cobertura da lei e analisam como as instituições públicas têm lidado com os desafios da cultura da transparência exigidos pela lei.
No terceiro grupo, Produção e Interação, são reunidos trabalhos que refletem sobre as condições de produção do conteúdo e a interação seja de usuários entre si, seja com o jornal. Ao explorar a temática da produção, os autores procuram perceber as especificidades de ação que configuram os jornais e jornalistas analisados.
No quarto grupo, Formação, dois artigos tratam do processo de preparação dos novos profissionais. No Brasil, especialmente, o tema é bastante sensível em função do fim da obrigatoriedade do diploma universitário de Jornalismo para o exercício da profissão, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2009, e das injunções existentes junto ao Congresso Nacional para a aprovação de emenda constitucional que restabeleça aquela exigência.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Crítica Do Jornalismo No Brasil

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog