Classes Comunitárias Pré-Técnicas: A Construção De Seus Projetos Político-Pedagógicos

Como um gesto simbólico, o presente livro retoma o conhecido refrão do poeta andaluz Antonio Machado: “caminhante, não há caminho... ao andar, se faz o caminho”. Com efeito, este livro é como um diário de uma longa caminhada de doze meses

, reunindo uma centena de educadores comunitários e outros doze profissionais seus parceiros externos. O diálogo destes caminhantes é em torno do compromisso coletivo por um movimento socioeducativo de inclusão de adolescentes pobres no Ensino Médio Técnico-Profissional, através de classes comunitárias que operam em condições bem precárias.
O toque de convocação para esta caminhada ocorreu entre setembro de 2008 e março de 2009, com a publicação do livro “Classes Comunitárias Pré-Técnicas e Pré-Profissionais: bases para e escolaridade e a trabalhabilidade permanentes”. Naquela obra inicial o processo dialógico é bem policênico: as diversificadas concepções e práxis das Classes Comunitárias em si; as diferentes visões dos profissionais de Universidades, Sistemas de Formação Profissional e ONGs. Todos desenvolvem seus discursos argumentativos sobre como um movimento comunitário poderia e/ou deveria exercer sua política compensatória de inclusão no Ensino Técnico, com maior consistência técnico-político-
pedagógica. O primeiro livro foi, assim, um caleidoscópio de múltiplos enfoques e discursos. Mas a partir dele foi formulada a temática do diálogo para as duas etapas da caminhada em 2009: “como as CCPTs podem consolidar seus conteúdos e métodos de ensino-aprendizagem?”
Os diálogos sobre esta questão estão registrados no capítulo 1 do presente livro. No primeiro semestre de 2009 um módulo semipresencial de formação docente procura ampliar e aprofundar estes estudos sob uma perspectiva disciplinar, em seis áreas temáticas nucleares às CCPTs. O diálogo é, pois, segmentado por áreas, refletindo sobre conteúdos curriculares e processos de ensino-aprendizagem que objetivam consolidar a escolaridade fundamental dos adolescentes comunitários.
Esta práxis dialógica delimitada por disciplinas no primeiro semestre será superada por meio de um diálogo ampliado, no segundo semestre de 2009, entre todos os docentes comunitários das CCPTs e seus colaboradores voluntários do NAPC, através de um módulo de formação a distância no ambiente aulanet.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Classes Comunitárias Pré-Técnicas: A Construção De Seus Projetos Político-Pedagógicos

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog