
A publicação de Horta Escolar: Uma Sala De Aula Ao Ar Livre que relata e compartilha as experiências de escolas de Embu das Artes no Programa Fonte Escola é uma louvável iniciativa!
O livro viabiliza a divulgação e propagação de atividades exitosas ocorridas no ambiente escolar em uma perspectiva inovadora que tem como “proposta de caminho a percorrer: vivenciar a teoria, desenvolver habilidades com a prática, utilizar os quintais e sistemas agroecológicos como meios curriculares”. Trata-se da valorização da horta como espaço interdisciplinar. A opção pedagógica é pelo processo ensino-aprendizagem ativo, participativo e integrador.
E é a história contada por importantes protagonistas: os educadores que se envolveram e no processo descobriram a natureza, o plantio e o cultivo, a agricultura urbana, a produção e o preparo do alimento que media grande parte das relações humanas em diferentes contextos, inclusive no ambiente escolar.
E eles destacam para expressar o bem-estar e o contentamento com a experiência: “uma escola que tem horta é mais feliz!”; “a alegria e a satisfação estavam nítidos no rosto dos alunos”. Pode-se, assim, reafirmar a horta escolar como um projeto de promoção da saúde no ambiente escolar e entre todos os membros da comunidade escolar.
Do ponto de vista educacional são significativos os ganhos e os avanços das ações desenvolvidas no âmbito do Programa Fonte Escola no período de 2009 a 2011 e agora a busca é pela continuidade, sustentabilidade e incorporação de iniciativas similares em equipamentos escolares. E este documento traz recomendações importantes para o alcance desse objetivo.
Boa e proveitosa leitura! Sinta o prazer de ser envolvido e conquistado pelas hortas escolares e por seus heróis!











