
Conhecido como curso de primeiro ciclo por ofertar um conjunto elementar e compartilhado de componentes curriculares presentes em diversos cursos correlacionados, um bacharelado interdisciplinar é um curso de graduação que permite ao estudante construir sua trajetória educacional, reunindo diferentes disciplinas ofertadas de forma a conceder suporte teórico e prático.
O Curso de Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas busca desempenhar um papel muito importante na sociedade em geral. Como papel na educação, tem a finalidade de proporcionar aos egressos uma postura crítica, intuitiva e imaginativa, buscando iniciativa ao desenvolvimento da criatividade e à capacidade de interpretar dados e resolver problemas.
Um dos objetivos do BCET é atender às demandas advindas da realidade nacional e regional, procurando formar profissionais capazes de responder aos desafios que lhes serão postos. Como papel social, visa favorecer a comunidade, ampliando os caminhos hoje existentes para a criação de novos cursos, buscando fornecer ensino de qualidade e maior mobilidade acadêmica.
Assim, no BCET, o discente possui um período maior de adaptação no curso superior, sem o compromisso imediato de escolha da titulação e habilitação que vai exercer, fornecendo assim, juntamente com esse tempo maior para escolha, um maior conhecimento sobre as áreas que compõem coletivamente o Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas pode oferecer. Por fim, o curso fornece conhecimento básico para que o aluno possa buscar uma futura profissionalização, bem como ingressar em cursos especialização nas áreas das Ciências Exatas e Tecnológicas.
O material deste livro é uma coletânea de Trabalhos de Conclusão de Curso e trabalhos de Iniciação Científica, que foram produzidos por docentes e discentes do BCET. Refletindo a diversidade e o ambiente rico em conhecimento do curso, estes trabalhos reúnem pesquisas científicas, experiências acadêmicas e inovações tecnológicas que representam o sentido da proposta do curso de Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas, inserida no contexto de sinergia entre a Física, Química, Matemática e Engenharias. Desta maneira, temos um legado escrito, cujo conteúdo reflete o propósito original de formação de bacharéis em Ciências Exatas e Tecnológicas.











