
O Ensino De Literatura Hoje é um chamado aos professores de Língua Portuguesa que estão compromissados com a viabilização de espaços de leitura de textos em sala de aula. O ensaio propõe um modo diferente de perceber a atividade de leitura, sobretudo, a Literária, e acomoda a frequência e necessidade leitoras dos alunos em um mesmo ritmo e paradigma em que se joga, atua sem as distinções dos gêneros, das formas, dos discursos, mas possibilita-se o diverso, a dialogia e o respeito aos gostos, aos estilos, às necessidades de cada leitor.
Escrito em primeira pessoa, a perspectiva adotada ajusta-se aos vários questionamentos feitos ao longo da problematização do que é Literatura e dos modos de abordar os textos literários em sala de aula. Foi necessário partir do lugar de leitor, inserido em determinado contexto social, vivendo descobertas e mudanças interiores e modo de se subjetivar para poder chegar aos domínios da leitura literária, senti-la de forma mais íntima e percebê-la incoerente e contrária aos propósitos pessoais desse “leitor inventado”.
O Ensino De Literatura Hoje não tem a pretensão de mostrar ao leitor uma visão engessada dos modos de abordar leituras de escritas em aulas de Português. Ao contrário, dialoga com os modelos vigentes, muitas vezes, equivocados em sua base, porque já rasurados em sua origem, a saber, no processo de formação docente. Mas elabora ou propõe outras formas de abordar textos e leituras literárias na Educação Básica. As críticas feitas ou levantadas são o estímulo que garante o pensar a mesma atividade – tão necessária nos dias de hoje – por caminhos mais democráticos, abertos, amplos.
O Ensino De Literatura Hoje relaciona Literatura e vida, leitura e cidadania, pessoas e respeito mútuo, fatores necessários à aquisição, desenvolvimento e domínio de habilidades que tornem leitores potencialmente em cidadãos que transformem a si, o mundo ao seu redor e reconstruam o mundo de forma mais humanizada, menos preconceituosa e mais respeitadora dos modos de cada um viver, ser e estar no mundo.

Baixe os demais volumes da coleção aqui.










