
As fake news são uma espécie de fenômeno negativo que está se difundindo com enorme velocidade nos dias atuais. Essas falsas notícias têm sido publicadas por pessoas e, muitas vezes, veículos de comunicação que “vendem” ao público em geral, informações equivocadas, como se fossem reais.
A intencionalidade geralmente está vinculada a uma linha de pensamento isolado ou ao prejuízo de uma pessoa ou grupo social. Atualmente, essa prática tornou-se um vírus em nossa sociedade, invadindo espaços antes mais reservados – como a escola – e tomando proporções irreparáveis.
Nesse cenário, a saúde pública brasileira também tem sido atingida pela onda das falsas notícias que se espalham na Internet, especialmente, nas redes sociais. Temos como exemplo, os movimentos contra a vacinação que voltaram a crescer nos últimos anos, devido a disseminação de notícias falsas por pessoas que são contrárias às vacinas, causando um grave problema de saúde pública em termos de prevenção de doenças e promoção da saúde.
Algumas doenças infectocontagiosas, como o sarampo, que antes foi erradicado no Brasil, apresentou crescimento de casos em 2018, segundo dados do Ministério da Saúde. Visando a maior participação da população nas campanhas e na tentativa de combater as fake news, o governo mobilizou-se para lançar informativos de combate às falsas notícias sobre vacinas em diferentes veículos de comunicação, incluindo as redes sociais.
Por outro lado, é inegável a contribuição que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) têm trazido para as escolas e para o mundo de uma maneira geral. No ambiente escolar, a necessidade de avanço para a inclusão de novas tecnologias educacionais é uma necessidade atual e urgente, que pode contribuir em larga escala para o aprendizado dos educandos, sobretudo, no ensino básico. Muitos são os desafios relatados, que vão desde a falta de infraestrutura das escolas até a falta de estrutura familiar e a capacitação dos professores.
Fake News E Campanhas De Vacinação percorre caminhos que revelam as etapas para a concepção de um Projeto de Intervenção Pedagógica (PIPed), a partir de um resgate histórico sobre as resistências às vacinas no Brasil até o presente momento, destacando o impacto das fake news em campanhas de vacinação; e finaliza com reflexões sobre os benefícios a partir desse tipo de intervenção pedagógica.











