Estágio Supervisionado Em Letras

Este livro é fruto do resultado de vivências do Curso de Licenciatura em Letras-Português, no período de Estágio Supervisionado anos finais.

Este livro é fruto do resultado de vivências experimentadas das primeiras turmas do Curso de Licenciatura em Letras-Português do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Venda Nova do Imigrante – ES, no período de Estágio Supervisionado anos finais. Ao final da etapa da regência compartilhada, os discentes apresentaram suas vivências em seminário e registraram-nas no gênero relato de experiência suas percepções, anseios, desafios e superações.

Reunimos todos os relatos de experiências, com diferentes temáticas e abordagens do estudo da língua, da produção textual, da leitura e da oralidade, que se fizeram presentes no contexto dos discentes em formação inicial e seus professores(as)-tutores(as) nas escolas públicas estaduais da região.

O livro está dividido em dois blocos sendo que o primeiro se trata da primeira turma 2016/2 a se formar em Letras-Português no Ifes campus Venda Nova do Imigrante. Já o segundo, trata-se da segunda turma 2017/1, a sua maioria discentes que viveram a realidade da escola pela primeira vez no Estágio Supervisionado.

Os relatos de experiências compõem uma característica em comum de apresentar a escola, a temática abordada, teóricos, metodologia e resultados alcançados. Sabemos que muito se espera de um(a) discente em formação inicial, a expectativa depositada neles(as) é muito grande e intensa. No entanto, nada teria sido conquistado se não tivéssemos o apoio e o olhar sensível dos(as) professore(as)-tutores(as) e pedagogas que foram envolvidos(as) nesse processo. O incentivo de compreender os espaços-tempos que a escola está sujeita faz toda diferença nesse processo de formação inicial.

Acreditamos que não há dicotomia entre teoria e prática, que “a profissão de educador é uma prática social”. A investigação sobre o ensino e aprendizagem é permanentemente, por ser uma ação-reflexão-ação contínua como diz Freire: “A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática, ativismo.”

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Reunimos todos os relatos de experiências, com diferentes temáticas e abordagens do estudo da língua, da produção textual, da leitura e da oralidade, que se fizeram presentes no contexto dos discentes em formação inicial e seus professores(as)-tutores(as) nas escolas públicas estaduais da região.

O livro está dividido em dois blocos sendo que o primeiro se trata da primeira turma 2016/2 a se formar em Letras-Português no Ifes campus Venda Nova do Imigrante. Já o segundo, trata-se da segunda turma 2017/1, a sua maioria discentes que viveram a realidade da escola pela primeira vez no Estágio Supervisionado.

Os relatos de experiências compõem uma característica em comum de apresentar a escola, a temática abordada, teóricos, metodologia e resultados alcançados. Sabemos que muito se espera de um(a) discente em formação inicial, a expectativa depositada neles(as) é muito grande e intensa. No entanto, nada teria sido conquistado se não tivéssemos o apoio e o olhar sensível dos(as) professore(as)-tutores(as) e pedagogas que foram envolvidos(as) nesse processo. O incentivo de compreender os espaços-tempos que a escola está sujeita faz toda diferença nesse processo de formação inicial.

Acreditamos que não há dicotomia entre teoria e prática, que “a profissão de educador é uma prática social”. A investigação sobre o ensino e aprendizagem é permanentemente, por ser uma ação-reflexão-ação contínua como diz Freire: “A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática, ativismo.”

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