
O presente livro é o fruto de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade da Amazônia da Universidade Federal do Amazonas, o qual se propõe a estudar a docência em Serviço Social como uma atribuição privativa do assistente social.
O interesse para estudar esse tema partiu das dificuldades profissionais ao assumir essa área de atuação que marca a minha identidade profissional. Ao longo da trajetória profissional como assistente social docente essas dificuldades se tornaram inquietações recorrentes ao perceber que muitos colegas também compartilhavam dos mesmos desafios ao assumi-la.
Diante de muitas preocupações para assumir a docência no Serviço Social surgiram reflexões quanto às possibilidades de “superação” e/ou enfrentamento em conjunto das dificuldades vivenciadas no exercício da docência. Dentre as reflexões socializadas, uma chamou a minha atenção, porque em muitos momentos durante essa experiência já havia refletido sobre a ausência dessa discussão na graduação/pós-graduação afastar os acadêmicos desse espaço de trabalho profissional, mesmo aqueles docentes que buscaram na pós-graduação uma aproximação com a docência não sentiram segurança para exercê-la, pelo fato de ser mais comum as especializações focarem nas políticas sociais do que na docência no Serviço Social.
Ao abraçar essa indagação, assim como foi um abraço correspondido o desabrochar desta produção, foi preciso clarificar o objeto da pesquisa e encontrar um aprofundamento para pensar sobre a docência que se faz e se pensa no Serviço Social. Mas, pensar a docência não é tarefa fácil, sobretudo, ao perceber que atualmente é tímida essa discussão como área de atuação profissional. Estudar a docência é sem dúvida um universo de possibilidades. É ter clareza que exercê-la é uma atribuição privativa do/a Assistente Social.
Para elaborar esse estudo e atingir os objetivos propostos, foi percorrida uma longa trajetória metodológica, a qual se fundamentou em um amplo estudo bibliográfico sobre os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos da profissão, bem como sobre a proposta de formação profissional no Serviço Social.
A presente obra focaliza, então, a docência no Serviço Social, o trato das atribuições privativas e competências na formação profissional, bem como a relevância que a pós-graduação possui na formação docente do assistente social.
Esta obra possibilitará aos leitores refletirem sobre a formação docente na área de Serviço Social por meio de quatro eixos de discussão, respectivamente: 1) Docência em Serviço Social no Brasil: Primícias da Formação Acadêmico-Profissional; 2) Atribuições privativas e competências na formação profissional em Serviço Social; 3) Docência como atribuição privativa do Assistente Social; e, 4) Papel da Pós-Graduação na Formação Docente em Serviço Social.

Baixe os outros volume da coleção aqui.










