
Caro leitor, aos 50 anos de idade, que completei no dia 13 de maio de 2020, eu estou apresentando em pleno isolamento social, o meu décimo quarto eBook de economia intitulado A Recessão Das Nações: Apenas Olhe Para O Lado Bom Da Economia.
Quando eu nasci em João Pessoa, a capital do estado da Paraíba, o Brasil vivia os impactos do milagre econômico, em plena Ditadura Militar e o ministro da Fazenda era o economista Antônio Delfim Netto, o czar da Economia. Com cinco décadas de vida, eu já escrevi vários artigos em sites brasileiros e no site do jornal russo Pravda.Ru na versão em português.
Nos dias atuais, o País passa por um pesadelo econômico, com três crises distintas, uma crise sanitária, uma crise econômica e uma crise política, e o ministro da Economia é o economista Paulo Guedes. Essas crises juntas provocarão uma forte queda da taxa de crescimento do PIB brasileiro em 2020. A minha previsão é uma retração entre 4,3% e 8,3% em 2020.
Infelizmente, por causa da pandemia (pandemic) do COVID-19, estamos entrando na recessão global (global recession). Uma recessão econômica é um período contínuo de forte declínio do Produto Interno Bruto (PIB), normalmente perdurando de 6 (seis) meses a 35 (trinta e cinco) meses. Já podemos enxergar o pesadelo econômico no ano de 2020.
Segundo a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), a economista búlgara Kristalina Georgieva, “a pandemia do novo coronavírus provocará uma recessão maior desde a Grande Depressão dos anos trinta”. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), “o coronavírus poderá empurrar até 500 milhões de pessoas para a pobreza em 2020”.
O mundo, o Brasil, a Paraíba nem a Grande João Pessoa não estão preparados para enfrentar uma doença infecciosa muito contagiosa e mais mortal do que o SARS (2002) e o MERS (2012). Estamos em plena crise econômica mundial denominada pelo FMI: O Grande Confinamento (The Great Lockdown).











