Literatura E Leitura Literária Na Formação Escolar

Literatura E Leitura Literária Na Formação Escolar mostra que, quando mediada, a literatura apresenta ao leitor interessantes possibilidades de participação.

O tema deste caderno é a leitura literária. Muitos duvidam que existam especificidades na leitura literária, achando que basta que o texto seja uma história inventada ou um poema para que sua leitura seja considerada um trabalho literário com literatura.

O que ocorre é que o leitor lê orientado por objetivos que podem ir da simples busca de informações ou realização de ações pontuais, usos que se encontram entre os mais corriqueiros da língua, até outros menos relacionados à dimensão pragmática da vida, mas também necessários. Esses últimos objetivos de leitura muitas vezes não são considerados no trabalho com o texto literário na escola.

Vamos mostrar, neste caderno, que a literatura apresenta ao leitor interessantes possibilidades de participação, quando mediada por você, professor, em situações que explorem com adequação os recursos da linguagem da ficção e da poesia.

Acrescentamos ainda que a contribuição pretendida por este caderno é oferecer subsídios para que você, professor, com seus alunos, desenvolvam um processo de leitura literária no contexto escolar, de modo que tal processo não fique restrito à escola, mas seja apropriado pelos alunos e passe a fazer parte de suas vidas.

Todos nós sabemos que trabalhar com leitura literária é um desafio, especialmente nas séries iniciais. Dentre os desafios e dificuldades mais encontrados, podemos destacar: a formação dos professores, os tempos escolares destinados para o trabalho com a leitura literária, a produção literária disponível, o sistema de avaliação.

Na formação de professores, especialmente nos cursos de Pedagogia, como demonstram pesquisas recentes, não se costuma estudar literatura, como se esta devesse ficar restrita aos cursos de Letras. No campo da educação, existe um senso comum, segundo o qual não é necessário formar professores para lidar com literatura infantil, pois o pressuposto é o de que se eles gostam de crianças, devem gostar e saber trabalhar com as produções dirigidas a elas.

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O tema deste caderno é a leitura literária. Muitos duvidam que existam especificidades na leitura literária, achando que basta que o texto seja uma história inventada ou um poema para que sua leitura seja considerada um trabalho literário com literatura.

O que ocorre é que o leitor lê orientado por objetivos que podem ir da simples busca de informações ou realização de ações pontuais, usos que se encontram entre os mais corriqueiros da língua, até outros menos relacionados à dimensão pragmática da vida, mas também necessários. Esses últimos objetivos de leitura muitas vezes não são considerados no trabalho com o texto literário na escola.

Vamos mostrar, neste caderno, que a literatura apresenta ao leitor interessantes possibilidades de participação, quando mediada por você, professor, em situações que explorem com adequação os recursos da linguagem da ficção e da poesia.

Acrescentamos ainda que a contribuição pretendida por este caderno é oferecer subsídios para que você, professor, com seus alunos, desenvolvam um processo de leitura literária no contexto escolar, de modo que tal processo não fique restrito à escola, mas seja apropriado pelos alunos e passe a fazer parte de suas vidas.

Todos nós sabemos que trabalhar com leitura literária é um desafio, especialmente nas séries iniciais. Dentre os desafios e dificuldades mais encontrados, podemos destacar: a formação dos professores, os tempos escolares destinados para o trabalho com a leitura literária, a produção literária disponível, o sistema de avaliação.

Na formação de professores, especialmente nos cursos de Pedagogia, como demonstram pesquisas recentes, não se costuma estudar literatura, como se esta devesse ficar restrita aos cursos de Letras. No campo da educação, existe um senso comum, segundo o qual não é necessário formar professores para lidar com literatura infantil, pois o pressuposto é o de que se eles gostam de crianças, devem gostar e saber trabalhar com as produções dirigidas a elas.

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