
Organizada com objetivos claramente didáticos, assim preenchendo uma lacuna bibliográfica, Economia Industrial Moveleira possibilitará aos leitores refletirem sobre a estrutura e as potencialidades da indústria moveleira do Município de Boa Vista (Roraima) por meio de quatro eixos centrais de discussão, respectivamente:
1) Revisão da Literatura;
2) Cadeia Produtiva do Setor Moveleiro;
3) Estrutura de Oferta da Indústria Moveleira de Boa Vista; e,
4) Potencialidades da Indústria Moveleira de Boa Vista (RR).
Economia Industrial Moveleira: Um Estudo De Caso Em Boa Vista (RR) resultou de uma dissertação de mestrado feita por Luciana Silva de Souza, que tinha como objetivo avaliar a estrutura e as potencialidades da indústria moveleira de Boa Vista, RR.
Foram aplicados questionários a 19 empresas filiadas ao Sindicato de Marcenaria do Estado de RR, sendo que 15 responderam aos questionários.
A ideia foi detectar os pontos fortes e os pontos fracos do setor, a fim de efetuar sugestões, de sorte a aumentar sua competitividade e maximizar as relações interindustriais na própria região.
Constatou-se que a matéria prima utilizada provém de outros municípios do Estado e que cerca de 80% da produção destina-se ao próprio Município de Boa Vista; e o restante é vendido no próprio Estado; portanto, não há exportação.
Concluiu-se que o setor moveleiro de Boa Vista necessita de melhor gestão e logística, além de maquinários para melhorar a produtividade, já que a produção é quase toda semi-artesanal. Outra grande dificuldade é encontrar mão de obra qualificada e dispor de capital para giro e para investimento.
O setor público tem importante papel no desenvolvimento do setor noveleiro, formando mão de obra e disponibilizando financiamentos pelas agências de fomento. Cursos de empreendedorismo são oferecidos pelo SEBRAE e pelo SENAC (além de cursos de gestão, design e informática), tanto à distância, como presencialmente.
O SENAI-RR possui cursos de marcenaria e de informática. Essas entidades treinam empreendedores e formam pessoal especializado, fator indispensável para o desenvolvimento econômico, via crescimento empresarial e geração de empregos.

Baixe os outros volume da coleção aqui.










