
Um dos objetivos do ensino de línguas na Escola atual é tornar o aluno participante dos processos de interlocução e protagonista na recepção e na produção de textos adequados a cada situação social.
Constitui-se, talvez, esse o mais complexo trabalho dos professores: propiciar ao aluno condições de se apropriar do conhecimento, usá-lo de forma crítica e se integrar ao mundo como leitor autônomo e como produtor de texto, segundo escolhas pessoais capazes de gerar significados em todos os campos da vida social e cultural.
Tomando por base os desafios que o ensino de texto representa para o professor, em qualquer grau do ensino, vimos apresentar reflexões sobre noções de “texto e ensino” e sugerir práticas de aplicação pedagógica, com o intuito de diminuir certas angústias dos professores, quando se defrontam com os problemas do letramento e da produção textual.
Texto E Ensino busca traduzir, de forma objetiva e clara, e com exercícios práticos, temas ligados à linguística do texto, à enunciação e ao discurso.
Pretende-se apresentar subsídios para uma prática pedagógica que tenha a língua em funcionamento como objeto de estudo, o que, acredita-se, permitirá a abertura da Escola à pluralidade de sentido dos textos, por meio do exame de diversos gêneros textuais.
Texto E Ensino organiza-se em três capítulos: no primeiro, discutem-se noções gerais de texto, os conceitos de cotexto e contexto e a integração de texto e de discurso, faz-se uma revisão das noções de coerência e coesão e analisam-se diversos gêneros textuais.
No capítulo 2, estudam-se os modos de organização da matéria linguística em forma das sequências que compõem os textos, com o intuito de se observar sua funcionalidade para a constituição dos sentidos.
O capítulo 3 constitui-se de práticas de atividades referentes ao que foi discutido nos dois capítulos anteriores e de comentários sobre as propostas e as soluções apresentadas, o que acreditamos sejam passíveis de ser transmitidas aos alunos.
Ao final, espera-se que a Escola possa responder aos anseios da sociedade para a efetiva melhoria dos discentes no processo da leitura, da interpretação e da produção de textos. Os desafios são muitos, esperamos que Texto E Ensino possa constituir-se um rumo nessa direção.











