Interdisciplinaridade

Os textos de Interdisciplinaridade: Pesquisa E Ensino lançam luz sobre novos caminhos a serem tomados e reflexões acerca do ensino, da pesquisa, da inovação.

Na confluência dos estudos relacionados à interdisciplinaridade e à formação docente, os textos selecionados para esta obra lançam luz sobre novos caminhos a serem tomados e reflexões acerca do ensino, da pesquisa, da inovação na prática docente.

No texto de abertura, contamos com as docentes Élida Cristina de Carvalho Castilho e Eva Cristina Francisco. No capítulo intitulado Análise do discurso e ensino-aprendizagem de línguas: a emergência atual de sujeitos e subjetividades nas pesquisas elas iniciam trazendo pelos fios da linguagem e da ideologia, como se deu a construção dos sujeitos e subjetividades, efeitos de linguagem, ao longo das ideias linguísticas.

O segundo texto, As formas de tratamento nominais e pronominais do espanhol e os princípios de cortesia: reflexões sobre o ensino e aprendizagem na formação docente de autoria de Flavia Hatsumi Izumida Andrade e Jean Carlos da Silva Roveri, tem a finalidade de apresentar um breve panorama teórico-conceitual das formas de tratamento em língua espanhola, uma vez que a complexidade do assunto ocorre devido à variedade linguístico-social existente entre os países hispanohablantes, responsáveis pela formação de identidades sociais.

O texto O racismo e as questões da identidade negra a partir dos aportes de Vygotsky e Moscovici: uma abordagem interdisciplinar tem como intuito aprofundar as compreensões sobre a formação da identidade negra no contexto brasileiro, buscando os significados e sentidos de ser branco e ser negro, bem como os processos de construção e legitimação desses significados na dinâmica social. A pedagoga Tamyris Proença Bonilha Garnica discute, ademais, sobre a importância de as questões raciais serem abordadas de maneira interdisciplinar nas escolas, a fim de desconstruir práticas racistas e excludentes.

O texto de Maria Glalcy Fequetia Dalcim, intitulado Interdisciplinaridade e integração curricular – um estudo no contexto dos institutos federais versa, inicialmente, sobre uma perspectiva do contexto educacional dos cursos de Ensino Médio Integrado a Formação Profissional Técnica de Nível Médio ofertados pelos Institutos Federais.

Já o texto de Mario de Oliveira Neto, intitulado Educação sexual, a formação de professores e o papel da escola no processo de ensino-aprendizagem, discorre sobre a deficiência de conteúdos relacionados à sexualidade no ambiente escolar.

O último texto, Entre a matemática e o inglês: práticas multidisciplinares na escola, escrito pelos professores Jose Carlos Thompson da Silva e Adriana Falqueto Lemos, apresenta uma atividade didática que aborda o assunto “análise combinatória e medidas de massa” em associação ao vocabulário e à escrita do gênero textual receita em língua inglesa.

É importante que se destaquem os estudos multidisciplinares assim como as práticas de ensino que agregam mais de uma área de conhecimento, uma vez que esta globalidade viabiliza a prática da interdisciplinaridade, enriquecendo o conhecimento e a troca de saberes. É isso que a obra Interdisciplinaridade: Pesquisa E Ensino traz para o leitor com grande maestria.

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No texto de abertura, contamos com as docentes Élida Cristina de Carvalho Castilho e Eva Cristina Francisco. No capítulo intitulado Análise do discurso e ensino-aprendizagem de línguas: a emergência atual de sujeitos e subjetividades nas pesquisas elas iniciam trazendo pelos fios da linguagem e da ideologia, como se deu a construção dos sujeitos e subjetividades, efeitos de linguagem, ao longo das ideias linguísticas.

O segundo texto, As formas de tratamento nominais e pronominais do espanhol e os princípios de cortesia: reflexões sobre o ensino e aprendizagem na formação docente de autoria de Flavia Hatsumi Izumida Andrade e Jean Carlos da Silva Roveri, tem a finalidade de apresentar um breve panorama teórico-conceitual das formas de tratamento em língua espanhola, uma vez que a complexidade do assunto ocorre devido à variedade linguístico-social existente entre os países hispanohablantes, responsáveis pela formação de identidades sociais.

O texto O racismo e as questões da identidade negra a partir dos aportes de Vygotsky e Moscovici: uma abordagem interdisciplinar tem como intuito aprofundar as compreensões sobre a formação da identidade negra no contexto brasileiro, buscando os significados e sentidos de ser branco e ser negro, bem como os processos de construção e legitimação desses significados na dinâmica social. A pedagoga Tamyris Proença Bonilha Garnica discute, ademais, sobre a importância de as questões raciais serem abordadas de maneira interdisciplinar nas escolas, a fim de desconstruir práticas racistas e excludentes.

O texto de Maria Glalcy Fequetia Dalcim, intitulado Interdisciplinaridade e integração curricular – um estudo no contexto dos institutos federais versa, inicialmente, sobre uma perspectiva do contexto educacional dos cursos de Ensino Médio Integrado a Formação Profissional Técnica de Nível Médio ofertados pelos Institutos Federais.

Já o texto de Mario de Oliveira Neto, intitulado Educação sexual, a formação de professores e o papel da escola no processo de ensino-aprendizagem, discorre sobre a deficiência de conteúdos relacionados à sexualidade no ambiente escolar.

O último texto, Entre a matemática e o inglês: práticas multidisciplinares na escola, escrito pelos professores Jose Carlos Thompson da Silva e Adriana Falqueto Lemos, apresenta uma atividade didática que aborda o assunto “análise combinatória e medidas de massa” em associação ao vocabulário e à escrita do gênero textual receita em língua inglesa.

É importante que se destaquem os estudos multidisciplinares assim como as práticas de ensino que agregam mais de uma área de conhecimento, uma vez que esta globalidade viabiliza a prática da interdisciplinaridade, enriquecendo o conhecimento e a troca de saberes. É isso que a obra Interdisciplinaridade: Pesquisa E Ensino traz para o leitor com grande maestria.

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