
Abordando diversos temas sob o olhar de diferentes pesquisadores, Estudos Econômicos busca ressaltar reflexões sobre o cenário econômico regional, estadual, nacional e internacional. As organizadoras destacam que os temas retratam o olhar delas sobre o mundo.
No primeiro capítulo, Thaís Lima Fraga e Lessi Inês Farias Pinheiro escrevem sobre o Ciclo de negócios: uma investigação sobre a existência de ciclo comum, apresentando uma comparação entre os ciclos econômicos do estado da Bahia e do Brasil, com o intuito de investigar a existência de ciclos comuns.
No segundo capítulo, Michele Dreger Vasconcelos Silva e Mônica de Moura Pires investigam sobre a Análise da interdependência do custo da cesta básica das capitais do Nordeste do Brasil.
No terceiro capítulo, Rosana Queiroz Santos e Lessi Inês Farias Pinheiro trazem uma abordagem social com o trabalho: Política social compensatória ou emancipatória: análise da contribuição de programas sociais para a autonomia dos beneficiários, desenvolvendo uma análise dos principais programas sociais de âmbito federal.
No quarto capítulo, inicia-se uma discussão envolvendo o comércio internacional, na qual Kaiza Correia da Silva Oliveira e Aline Conceição Souza tratam sobre a Certificação ISO 14001: uma adequação das empresas brasileiras às normas ambientais de competitividade internacional.
No quinto capítulo, Mariana Massena e Mônica de Moura Pires escrevem sobre a Análise do desempenho do dendê brasileiro no mercado internacional, apresentando uma análise do desempenho do setor produtivo de dendê do Brasil a fim de identificar a competitividade do óleo no mercado mundial, tomando-se como referência o Programa de Biodiesel.
No sexto capítulo, Tallys Lima de Souza e Mônica de Moura Pires investigam sobre a Competitividade do óleo de mamona brasileiro: uma análise a partir de indicadores de desempenho e eficiência.
No sétimo capítulo, Sharlene Cristiane Reis Cruz dos Santos e Aline Conceição Souza trazem uma abordagem sobre gênero com o trabalho Caracterização econômica e social da mulher inserida na graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), município de Ilhéus, Bahia, observando, especificamente, o perfil das discentes na graduação, a satisfação com os cursos dos quais participam, as perspectivas para o mercado de trabalho, além de avaliar o grau de dificuldade para que se mantenham na universidade.
No último capítulo, Neorley Batista Carvalho e João Carlos de Pádua Andrade tratam do tema empreendedorismo, com o texto Empreendedorismo: análise da educação e iniciativa empreendedora dos jovens do ensino médio do município de Itabuna, Bahia, no qual analisam o perfil empreendedor dos jovens do ensino médio, além das perspectivas de inserção no mercado de trabalho do município de Itabuna.











