
Existem várias definições para dados, informação e conhecimento, nenhuma de aceitação universal, quase sempre levando à questão de que “o conhecimento é a informação contextualizada, e que esta é a contextualização dos dados” (conforme Braman, S. Defining Information: an approach for policymakers. Telecommunications Policy).
Continuando nesta busca, uma referência que leva à norma ISO-IEC-2382 informa o significado de dado (data), que é a “representação de fatos ou ideias de maneira formalizada e capaz de ser comunicada ou manipulada por algum processo” e de informação (information): “em processos automáticos de processamento de dados, o significado que os humanos atribuem aos dados a partir de convenções conhecidas usadas em sua representação”.
De forma geral, temos que os dados representam os valores brutos ou não tratados, como por exemplo o local de nascimento de uma pessoa, e as informações são os valores tratados ou agrupados de forma a produzir dado extra, de forma sumarizada, como por exemplo quantas pessoas nasceram em certo local.
Mas, o que é a Gestão da Informação?
Vários autores oferecem suas diferentes visões para uma definição do que é a Gestão da Informação, alguns com tendências maiores a negócios, outros ao processamento de dados e informações; alguns poderão ter visões mais epistemológicas ou voltadas a realidades mais focadas em uma área ou outra.
O que nos interessa nesta disciplina GINF-7032 no primeiro semestre de 2019 é a construção do nosso conceito/definição, bem como um estudo de questões pertinentes tais como estratégia, tecnologia ou riscos – dentre (várias) outras.
Embora toda organização contenha grande quantidade de informações, as informações naturalmente variam em importância ou valor, em geral classificada conforme o objetivo estratégico.
Uma estratégia de gerenciamento de informações obriga uma organização a questionar o valor de suas informações, com a finalidade de atingir um objetivo. A informação pode ser priorizada em importância e em qualidade.











