
O tratamento de arquivos de ciência e tecnologia com ênfase na organização e no acesso foi o tema do VIII Encontro de Arquivos Científicos em 2017, evento promovido e realizado pela Fundação Casa de Rui Barbosa em parceira com o Museu de Astronomia e Ciências Afins.
Os Encontros de Arquivos Científicos vem sendo realizado a cada dois anos pelas duas instituições desde 2003. O tema dos arquivos produzidos pelas atividades de pesquisa científica e tecnológica, incluindo aqueles gerados no âmbito universitário, tem sido cada vez mais valorizado e alvo de pesquisas e estudos.
Dessa maneira, este evento tem se tornado fórum apropriado e adequado para a reflexão em torno do tema.
O I Encontro de Arquivos Científicos abordou a questão da construção social da memória científica e mostrou a importância e relevância da reflexão sobre o tema. A segunda edição do evento, em 2005, discutiu a conceituação e as características dos arquivos científicos, abordando, ainda, os problemas enfrentados pelos arquivos científicos institucionais e pessoais.
O crescimento de público do evento marcou o início de um novo momento, onde convidados estrangeiros passaram a participar das discussões, trazendo uma colaboração internacional.
Assim, com o intercâmbio de estrangeiros, a divulgação passou a ser feita também em redes internacionais de pesquisadores.
Com esta edição o MAST publica textos apresentados no VIII Encontro de Arquivos Científicos, dando continuidade à reflexão e à disseminação do conhecimento produzido sobre a prática e a teoria vltadas à organização e à
preservação dos arquivos oriundos da prática científica e tecnológica.
Esperamos ainda, com esta publicação, promover a disseminação de informações sobre os arquivos de ciência e tecnologia, ampliando as fontes de referência e pesquisa para estudos na área.











