
Sistemas Agroflorestais Em Espaços Protegidos
- Agroecologia, Biologia, Ecologia
- 15 Visualizações
- Nenhum Comentário

Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Patrícia Yamamoto Costa Caldeira E Rafael Barreiro Chaves - Sistemas Agroflorestais Em Espaços Protegidos
Nos ambientes tropicais, os modelos convencionais de produção agrícola têm gerado degradação dos recursos naturais e um manejo cada vez mais caro e trabalhoso.
Isso acontece, em grande parte, por serem modelos desenvolvidos em países de clima temperado, nos quais as características do solo, a radiação solar e as chuvas são muito diferentes dos ambientes tropicais, em que os ecossistemas são mais complexos e exigem um tratamento diferenciado.
Mas como obter produção agrícola em equilíbrio com os ambientes tropicais em que vivemos?
Os Sistemas Agroflorestais (SAFs) são uma forma que os agricultores encontraram para juntar produção agrícola e conservação florestal, gerando alimento e renda sem agredir a natureza, em equilíbrio com a dinâmica tropical. Além disso, podem ser uma importante ferramenta para a restauração de ecossistemas degradados.
Esta publicação visa orientar o agricultor sobre os casos específicos em que os Sistemas Agroflorestais podem ser utilizados em locais que o Poder Público determinou como “espaços especialmente protegidos”, com a intenção de conservar o meio ambiente e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais.
Nas próximas páginas, o agricultor poderá, por meio de ilustrações e textos curtos:
• compreender como certos espaços estão protegidos pelas leis ambientais;
• aprender a identificar esses espaços em sua propriedade rural;
• entender em quais desses casos poderá cultivar sua agrofloresta.
Para abordar os Sistemas Agroflorestais nesse contexto, optamos por representar a estrutura que deve ser garantida na agrofloresta. Não apontamos, assim, quais culturas utilizar, pois a escolha das espécies depende de sua adaptação a cada local, dos diferentes tipos de produtos que se pretende cultivar e das intenções de cada agricultor.
Todavia, para elaboração deste material, a Secretaria do Meio Ambiente visitou algumas agroflorestas no Estado de São Paulo. Procuramos apresentar práticas desenvolvidas na Mata Atlântica e no Cerrado, para que o produtor tenha contato com algumas situações que podem ser parecidas com a realidade em sua propriedade.
Selecionamos os locais visitados por serem referências para agricultores, técnicos, gestores públicos, consumidores, pesquisadores, professores e estudantes.
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.