
As Paixões Da Alma
- Filosofia
- 18 Visualizações
- Nenhum Comentário

Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

René Descartes - As Paixões Da Alma
Publicado em 1649, As Paixões da Alma é o último texto filosófico de Descartes. Foi escrito para a princesa Elisabeth da Boêmia e com ele o autor procurava explicar as paixões a partir de bases científicas.
A clareza de raciocínio que define Descartes o fez recorrer a uma abordagem fisiológica para argumentar sobre o dualismo corpo-mente, transformando suas teorias num verdadeiro tratado sobre o efeito das emoções no ser humano.
Descartes argumenta que as paixões é uma questão de natureza e, portanto, do corpo. Não são inerentemente más para o espírito, contanto que sejam mantidas sob controle moral e de livre-arbítrio, que são capazes de avaliar as paixões.
Enquanto Descartes continua numa longa tradição de teorizar sobre as paixões, sua abordagem psicológica se mostra inovadora e prenuncia o nascimento da neurofisiologia como disciplina científica.
No contexto da visão mecanicista da vida, que ganhava popularidade na ciência do século XVII, Descartes percebeu o corpo como uma máquina autônoma; daí sua abordagem fisiológica para as paixões da alma.
As paixões não são mais vistas como doenças, mas sim como manifestações naturais, os funcionamentos que Descartes procura explicar. Descartes passou um tempo trocando cartas com a princesa Isabel da Boêmia sobre vários assuntos filosóficos, dos quais um foi a questão da ética.
Este tratado sobre as paixões da alma é fruto dessa troca de correspondências.
René Descartes (La Haye en Touraine, 31 de março de 1596 – Estocolmo, 11 de fevereiro de 1650[1]) foi um filósofo, físico e matemático francês. Durante a Idade Moderna, também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius.
Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, foi também uma das figuras-chave na Revolução Científica.
Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental.
Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele.
Muitos especialistas afirmam que, a partir de Descartes, inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna. Décadas mais tarde, surgiria nas Ilhas Britânicas um movimento filosófico que, de certa forma, seria o seu oposto - o empirismo, com John Locke e David Hume.
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.