
Este livro é mais um fruto da atividade do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição da UFAL, a continuidade de um trabalho que, desde 2014, reúne profissionais de Filosofia de variadas instituições para apresentarem e debaterem suas pesquisas nos vários Encontros do Grupo.
A perspectiva é criar uma tradição de publicações, contribuindo para o avanço das discussões filosóficas em Alagoas, através dos que tomarem contato com cada publicação da série: Escritos De Filosofia: Linguagem E Cognição.
É importante afirmarmos que, para além de uma possível organicidade temática dos textos, este livro é resultado também de confluências de amizades construídas pelo interesse filosófico.
Nisso, nossos Encontros têm se mostrado frutíferos ao mostrar a força da
tradição de associar a “amizade ao saber”.
Esta é a terceira coletânea da série Escritos De Filosofia: Linguagem E
Cognição, mostrando continuidade e esforço em darmos publicidade ao
trabalho de pesquisa realizado.
Reforçando e aprofundando laços teóricos de investigação, este volume é composto de 12 capítulos, escritos por 14 pesquisadores de 8 instituições (UFAM, UFPI, UFC, UECE, UFPE, UFAL, UFS e UFSJ).
O leitor terá oportunidade de refletir e avaliar criticamente sobre uma diversidade de temas filosóficos. Neste ponto, é interessante destacar que os temas abarcados vão além daquilo que ficou conhecido como “Filosofia Analítica”, haja vista a salutar heterogeneidade de autores e abordagens, já presente nos outros volumes.
O leitor poderá pensar a trajetória histórico-filosófica da conhecida “reviravolta linguística” e avaliar se efetivamente saímos de um marco reflexivo da subjetividade para o da linguagem em Filosofia.
Ler um trabalho cuidadoso de tradução comentada de um capítulo do Encheirídion de Epicteto. Tomar contato com uma reflexão sobre o conceito de consciência em Sartre numa perspectiva analítica. Compreender a crítica de John Searle às principais correntes da Filosofia da Mente.
Revisitar o tema da natureza humana a partir de três autores não-analíticos: Piaget, Foucault e Chomsky. Rediscutir os temas da consciência, da linguagem e da natureza em Nietzsche, a partir da avaliação de Günter Abel. Aprofundar no conhecimento da temática da objetividade dentro do
pensamento de Habermas.
